Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Doutor em Direito pela Universidade de Buenos Aires, Especialista em Sociologia Jurídica e coordenador do Doutorado em Programa Especial de Graduação de Educação Superior, pela Universidad Nacional Tres de Febrero (UNTREF), de Buenos Aires, Argentina, o professor Enrique Del Percio, foi o palestrante da abertura IX Simulação Inter Mundi – UNISIM RN, evento que começo nessa quarta-feira (19), no Centro Universitário UNI-RN. O encontro, no Auditório da Escola Doméstica de Natal, foi aberto, oficialmente, pelo reitor do UNI-RN, Daladier Pessoa Cunha Lima.
“Este é um evento que tem dado muito certo em todas as suas edições porque é feito por alunos, sob a orientação dos professores. E cada equipe que é responsável por organizar esse encontro faz isso com muito amor, dedicação e empenho”, destacou o reitor em seu discurso de abertura.
A palestra de Del Percio, na noite dessa quarta-feira para uma plateia formada, basicamente, por estudantes universitários e do ensino médio, abordou “O enfrentamento da pobreza na América Latina: uma visão social crítica” como tema. Considerado “um desafio”, na opinião do palestrante.
O evento se encerra na manhã deste sábado, 22 de agosto, com a 7ª e 8ª sessões e cerimônia de encerramento. .Formam os comitês de simulação: Fórum Executivo dos Governadores Brasileiros, Comunidade dos Estados Latino Americanos e Caribenhos e Corte Interamericana de Direitos Humanos.
A Simulação Inter Mundi é o projeto pioneiro de simulação de organismos internacionais, dentre as instituições privadas de ensino superior do Nordeste brasileiro – sendo organizada pelos discentes e apoiada pelos corpos administrativo e docente. Visando como público os estudantes universitários e de Ensino Médio, a UNISIM-RN proporciona aos seus participantes um ciclo de discussões acerca dos temas de relevância mundial, através da simulação de comitês específicos, contendo delegações a serem representadas e seus respectivos posicionamentos sócio-políticos defendidos. Sob a ótica dessa representatividade fictícia, os delegados (ou participantes) têm a seu dispor experiências diante do desenvolvimento teórico, argumentativo, logístico, social e acadêmico (a exemplo da redação de documentos oficiais), agregando conhecimentos importantes ao exercício profissional futuro.
Comitês simulados:
Fórum Executivo dos Governadores Brasileiros (FEGB) - Tema: O novo Código Penal e suas consequências;
Comunidade dos Estados Latino Americanos e Caribenhos (CELAC) - Tema A: O Enfrentamento da Pobreza na América Latina e Caribe; Tema B: Movimentos Guerrilheiros na América Latina e Caribe: terrorismo ou luta popular?
Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) - Caso A: Vítimas do Carandiru x República Federativa do Brasil; Caso B: Habitantes da Raposa Serra do Sol x República Federativa do Brasil
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")