Notícias
Liga 100 anos: Noilde Ramalho receberá grande homenagem
14.07.2011
A poucos dias para início das homenagens pelos 100 anos da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, um dos momentos mais aguardados é a inauguração do busto da educadora Noilde Ramalho. A entidade fundada pelo jornalista e político Henrique Castriciano em 1911 e mantenedora do Complexo ED/HC/FARN teve a professora Noilde como uma das maiores expressões no trabalho de fomento à Educação desenvolvido no centenário de atividades. Foram nada menos que 65 anos de direção da Escola Doméstica, idealizadora do Complexo Educacional Henrique Castriciano e da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (Farn).
O busto é resultado de um trabalho de dois meses do artista plástico Eri Medeiros.
Utilizando uma técnica com uso do bronze, exclusiva no Nordeste, ele buscou inspiração entre fotos e conversas com quem conviveu de perto com a educadora, que partiu em dezembro de 2010. “O busto terá o tamanho um pouco maior do que ela tinha naturalmente. Sou o único na região a utilizar essa técnica que permite maior detalhamento da expressão”, comenta Medeiros, e completa: “Noilde era uma pessoa simpática, mas não poderia fazê-la sorrindo, então preferi adotar seu ar de serenidade”. A obra será conhecida em solenidade às 10h do dia 19/07, na abertura das comemorações do centenário da Liga.
Projeto Paisagístico A concepção paisagística da área no entorno da reitoria da FARN, onde será colocado o busto da professora Noilde Ramalho foi criada pela arquiteta Juliana Montenegro, e o pedestal que vai acolher o busto foi criado e presenteado à Liga pelo arquiteto Neio Arcanjo. A escolha da cor branca do mármore grego para o pedestal, segundo ele, foi ideia do diretor-geral da FARN, Daladier Cunha Lima. “Vai ressaltar a cor bronze do busto e alude ao uniforme branco da Escola Doméstica, representando a paz e a pureza . O pedestal tem aproximadamente 2 metros de altura e, no contexto do espaço, vai destacar”, diz.
No quesito paisagístico, Juliana inspirou-se na professora Noilde, que conheceu pessoalmente quando estudou na ED. “Criamos uma praça que leva seu nome e lembramos seu amor pela natureza. O projeto tem uma concepção sustentável da flora do Complexo”, explica Juliana. As plantas foram escolhidas pelo critério de boa adaptabilidade e entre as espécies, tem destaque a “Ave do paraíso”, que estará jnto à imagem. “Essa planta tem uma linda floração, e os transeuntes também poderão contar com bastante sombra enquanto circulam na reitoria”, acrescentou a arquiteta, e lembrou todo o cuidado para transplante das plantas, que já estão bem adapatas na área onde foram replantadas.
O evento tem patrocínio da Caixa Econômica Federal.
VOLTAR