Mais do que atividades físicas o Ativa Idade traz histórias de vida - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Mais do que atividades físicas o Ativa Idade traz histórias de vida

Notícias

Mais do que atividades físicas o Ativa Idade traz histórias de vida
06.11.2017

Muitas histórias poderiam ser contadas no último sábado (4) em mais uma edição do projeto Ativa Idade, coordenado pelos professores Elys Costa de Sousa e João Caetano de Farias Neto, do curso de Educação Física do UNI-RN.  

Veja a galeria de fotos 

A cegueira não impediu que as amigas Ivete Cortês e Regina Dulce Negreiros (ambas cegas) viessem do conjunto Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, para participar das atividades de dança e alongamento. Elas contam que ficaram sabendo do projeto por meio do aluno do 6º período de Educação Física, Márcio Gomes, amigo e vizinho.

O casal Antônio Navarro e Maria do Céu, orgulhosos dos seus 75 anos e 50 de casados, foram juntos para a hidroginástica. Ele já é um assíduo frequentador da Academia-escola do UNI-RN. “Isso é muito bom. Para o corpo e para a mente. Reativa a vida. Dá disposição pra viver. Tem muita gente doente por aí, porque não se movimenta”, ensina o sábio senhor.  A esposa, durante muito tempo, participou das atividades do grupo de idosos Bem Viver, das Clínicas Integradas do UNI-RN.

Também do conjunto Santa Catarina veio a dona de casa Maria da Conceição Santos do Nascimento, que já integra um grupo de idosos na Zona Norte, o Mexa-se. Era a primeira vez que ela participava do projeto. Escolheu a dança. “Se parar, adoece”, brincou.

Segundo a coordenadora do projeto, Elys Sousa, pelo menos 73 pessoas, entre idosos e familiares, participaram das atividades. E o projeto, ela lembra, não é bom só para os idosos, mas, principalmente, para os alunos que exercitam a prática profissional já no início do curso.

Marcos Maciel é um desses alunos. Cursando o 2º ano de Educação Física bacharelado, ele destaca a importância da vivência prática para a boa formação profissional. “Eu estou vivenciando, hoje, aqui, coisas que vão fazer parte do meu dia a dia profissional, no futuro”, ressaltou o jovem, que junto com outros alunos coordenou as atividades de hidroginástica, onde estava o casal Antônio Navarro e Maria do Céu.  

Todos os idosos passaram antes por palestra e orientações sobre primeiros socorros, avaliação antropométrica e avaliação clínica (glicemia e pressão arterial). Depois, cada um escolheu a atividade que mais lhe agradava: hidroginástica, dança, práticas corporais (relaxamento e alongamento), jogos de tabuleiro e terapia de grupo.

As atividades físicas e recreativas foram encerradas com um momento de confraternização e um lanche.  

“O projeto Ativa Idade tem por objetivo proporcionar ao aluno a vivência prática do profissional de educação física de lidar com a população em geral e de criar estratégias de promoção à saúde, mas precisamente no Núcleo de Apoio à Família no âmbito do SUS”, destacou a professora Elys Sousa.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções