Notícias
Mais pesquisas para o UNI-RN em 2013/2014
31.07.2013
Nove bolsas PIBIC, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, foram concedidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) ao UNI-RN para o período de 2013/2014, uma importante conquista para toda a comunidade acadêmica. O reconhecimento do Ministério da Ciência e da Tecnologia, através do CNPq, é o resultado da prioridade que a instituição sempre deu ao apoio à pesquisa e à iniciação científica.
As bolsas, com duração de 12 meses, são concedidas a estudantes de graduação integrados na área científica, com desempenho acadêmico destacado e selecionados pelos professores à frente dos projetos de pesquisa. “O UNI-RN ser contemplado com bolsas do CNPq é uma prova do trabalho sério realizado pelos alunos e professores envolvidos com pesquisas que elevam a qualidade acadêmica”, ressalta o coordenador de pesquisa Aluísio Alberto Dantas.
Aluno do 8º período de Nutrição no UNI-RN, Bruno Jonatan, de 21 anos, foi bolsista PIBIC por dois anos e agora se prepara para embarcar para os Estados Unidos, através do “Ciência Sem Fronteiras”, programa de intercâmbio para universidades internacionais criado pelo Governo Federal. “Por meio da bolsa PIBIC, com projeto relacionado à qualidade de alimentos, pude iniciar meu trabalho com pesquisas”, diz Bruno, reconhecendo a importância da bolsa.
O objetivo do programa de iniciação científica é justamente esse: despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação. Além disso, contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa e estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, ampliando o acesso e a integração do estudante à cultura científica.
Ciência Sem Fronteiras
A consolidação do UNI-RN junto ao CNPq, através da bolsa PIBIC, foi um dos fatores responsáveis pelo credenciamento da instituição no “Ciência Sem Fronteiras”. Inclusive, um dos requisitos para o estudante universitário que deseja cursar parte de sua graduação no exterior dentro do programa é ter vínculo a um projeto de pesquisa, o que faz das bolsas PIBIC grandes oportunidades de aprendizado e de estudar em renomadas instituições pelo mundo.
“O UNI-RN tem um programa de iniciação científica consolidado e reconhecido pelo CNPq. O intercâmbio internacional é de grande importância para o crescimento qualitativo de uma instituição acadêmica”, destaca o reitor do UNI-RN, Daladier Cunha Lima. Atualmente, são desenvolvidas diversas pesquisas nos cursos de graduação da área de saúde do UNI-RN.
VOLTAR