Mais um docente do UNI-RN tem artigo publicado em revista científica nacional - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Mais um docente do UNI-RN tem artigo publicado em revista científica nacional

Notícias

Mais um docente do UNI-RN tem artigo publicado em revista científica nacional
21.06.2017

Mais um professor do UNI-RN tem artigo publicado em revista científica nacional. Agora, foi a professora Ketsia Bezerra Medeiros, do curso de Nutrição, que teve artigo de sua autoria publicado na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, volume 11, número 64. O estudo “Análise da força muscular e escolhas dietéticas de mulheres fisicamente ativas durante o ciclo menstrual”, de autoria da docente, conta com a colaboração dos alunos Karen Anne Costa Pedregal (nutricionista e aluna do curso de pós-graduação em Nutrição Clínica do UNI-RN) e João Augusto Castro da Silva (educador físico e aluno do curso de Nutrição do UNI-RN). 

“O estudo objetivou avaliar se o período menstrual interfere na força muscular e nas escolhas dietéticas de mulheres fisicamente ativas”, destacou Ketsia Medeiros.

Nesse estudo, a força muscular de dez mulheres praticantes de musculação foi analisada através do teste de 1RM (uma repetição máxima) para membros superiores e inferiores, e um recordatório alimentar de 24h foi preenchido em duas fases do ciclo menstrual. Todas as mulheres eram saudáveis e não faziam uso de contraceptivos orais ou injetáveis. O estudo apontou que houve aumento significativo da força muscular de membros superiores e inferiores na fase secretora em relação à fase menstrual e foi observado um consumo significativamente maior do grupo de açúcares e doces na fase menstrual.

“As oscilações hormonais do período podem ter influenciado tais alterações, as quais não podem ser menosprezadas, pois afetam a disposição física e emocional para a prática desportiva, interferindo também sobre a dieta habitual, com aumento da ingestão de carboidratos simples”, explana a professora.

O estudo, então, conclui que mulheres fisicamente ativas, treinadores e nutricionistas devem estar atentos a essas modificações, para estabelecer estratégias a fim de se evitar sobrecarga de treinamento ou rigidez na dieta, o que pode comprometer o desempenho físico, o sucesso da dieta alimentar e até mesmo a saúde dessas mulheres. 

Confira o artigo 


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções