Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
A desembargadora federal (TRF/5ª Região), Margarida de Oliveira Cantarelli, encerrou a programação da Semana Jurídica do Centro Universitário UNI-RN nesta quarta-feira (1º), trazendo para os dias atuais as mesmas reflexões já propostas pelo religioso espanhol, Francisco de Vitória, considerado o fundador do direito internacional, há cinco séculos, sobre os direitos dos povos. A mesma causa defendida, anos mais tarde, pelo padre jesuíta, também espanhol, José de Anchieta.
Durante três dias, o evento debateu os direitos humanos sob a perspectiva da interdisciplinaridade do Direito. A palestra da professora Margarida Cantarelli abordou os direitos humanos e o pensamento ibérico. "Quem trabalha com direitos humanos tem que ter coragem", destacou a desembargadora a certa altura da sua palestra, no auditório central do UNI-RN..
O evento trouxe nomes importantes da Justiça no estado. Na noite de abertura, o desembargador federal do TRF da 5ª Região, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas, abordou os direitos humanos e sua perspectiva interdisciplinar.
Na terça (30), uma mesa-redonda trouxe para o centro da discussão os direitos humanos e o constitucionalismo latino-americano. À tarde, um minicurso tratou sobre abuso de poder e suas implicações eleitorais; e à noite, outro minicurso abordou bioética, biodireito e direitos humanos.
Na quarta (1º), a promotora Gilka da Mata, conduziu o minicurso: direito ambiental e direitos humanos. Nesse mesmo dia, os alunos assistiram ao filme Expresso da meia noite e concluíram a tarde com um debate sobre a temática do filme.
A palestrante
Margarida de Oliveira Cantarelli é mestre e doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), exerceu inúmeros cargos públicos, entre os quais promotora pública na capital pernambucana (Recife), chefe de gabinete do Ministério da Educação (1990) e assessora do Ministério Extraordinário para Assuntos de Integração Latino-Americana, da Subsecretaria Geral da Presidência da República. Foi professora titular da disciplina Direito Internacional Público, do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Católica de Pernambuco, e pró-reitora para Assuntos Culturais e Intercâmbio Científico, da Universidade Federal de Pernambuco.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")