Melão, um aliado da saúde para a perda de peso - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Melão, um aliado da saúde para a perda de peso

Notícias

Melão, um aliado da saúde para a perda de peso
04.03.2013

Que as frutas são excelentes fontes de vitaminas e minerais, essenciais para o bom funcionamento do organismo, isso muita gente já sabe. O que poucos atentaram é que algumas são aliadas de quem deseja manter a forma. O melão é um dos melhores exemplos disso. Além de hidratar o corpo devido ao alto teor de água, essa fruta tem efeito diurético e poder de desintoxicação. No entanto, é função da quantidade de fibras que o melão se revela como um aliado daqueles que esperam perder peso. Essas substâncias dão a sensação de saciedade. Por isso, se degustada antes das refeições, a fruta ajuda a minimizar a quantidade de alimentos. Tudo isso com pouquíssimas calorias. Cada fatia (cerca de 100 gramas) contêm aproximadamente 30 calorias. Além de não engordar ainda facilita a perda de peso.
A nutricionista das Clínicas Integradas do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), Lorena Tinoco, ratifica o poder do melão de liberar as toxinas e desinchar, o que proporciona uma pele mais saudável e um corpo mais enxuto. “O melão possui muita água e compostos antioxidantes, como as vitaminas C e A, que previnem o envelhecimento celular e promovem uma desintoxicação no organismo”, explica. A vitamina A está relacionada ao bom funcionamento da visão e da boa integridade das mucosas. Já a vitamina C presente na fruta desempenha um papel importante no organismo, pois ajuda na imunidade, na formação da dentina e colágeno dos ossos e na fabricação da cartilagem das articulações do corpo.
Segundo a especialista, assim como a maioria das frutas, o melão é o alimento ideal para as pessoas que querem perder peso porque é pobre em sódio, gordura, colesterol e em calorias. Rico em pectina, um tipo de fibra na forma de gel, ele aumenta rapidamente a sensação de saciedade. A pectina é um polissacarídeo, presente na parede dos vegetais (principalmente na casca), que ajuda a diminuir a velocidade de digestão e aumentar a saciedade. “O melão faz você se sentir mais saciado por causa do alto teor de água e fibras. Porém, sabe-se que esta fruta isoladamente não irá contribuir para perda de peso. É necessário ter uma dieta balanceada, saudável e praticar atividade física”, alerta Lorena Tinoco.
Benefícios à saúde

A pectina facilita a síntese de proteínas e lipídios e regula a absorção de carboidratos pelo organismo. “Por ser um tipo de fibra alimentar, a pectina ao ser consumida, forma uma espécie de gel juntamente com a água, que conterá a gordura consumida, dificultando a absorção e o armazenamento dessas gorduras”, explica a nutricionista do UNI-RN.

Se os benefícios estéticos não servirem de argumento suficiente, as vantagens para a saúde são. Basta saber que o melão também está associado à prevenção de doenças. O melão está na lista dos alimentos funcionais - ou seja, ele carrega substâncias que, além de nutrir, reduzem a retenção de líquidos, melhoram o funcionamento do intestino e reforçam o sistema imunológico.
Os melões possuem vitaminas do complexo B, responsáveis pela produção de energia no corpo, que são necessárias para o corpo para metabolizar os carboidratos. Além disso, fornece ácido fólico, que é importante para as mulheres grávidas, pois ajuda a criar bebês saudáveis. A fibra do melão ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a prevenir doenças cardíacas. Devido ao seu elevado teor de água e em combinação com potássio, o melão é útil na manutenção de níveis de pressão sanguínea saudável. Outro mineral - o magnésio - presente na fruta contribuiu para regular a insulina no organismo, reduzindo assim o nível de açúcar no sangue.

Fotos: Fred Veras

VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções