“O ser humano precisa ser mais humano e respeitar as diferenças”. Esse foi o tom do discurso da secretária estadual de educação, Ana Cristina Cabral, durante a realização da mesa-redonda “Psicologia, Educação Inclusiva e Direitos Humanos: diálogos para a Cidadania”. O evento é uma realização do Conselho Regional de Psicologia da 17ª Região (CRP-RN) e ocorre nesta segunda-feira, 28 de abril, no auditório da FARN. Estudantes de Psicologia de diversas faculdades de Natal, além de profissionais e interessados na temática participam do evento.
A secretária ressaltou ainda o papel do psicólogo na escola enquanto um também educador. “O educador é aquele que em tudo vê algo de bom”. A forma como o mundo globalizado se apresenta atualmente foi outro aspecto abordado pela secretária. “Precisamos parar e refletir para melhorar. Cada ser humano tem dentro de si um ser que precisa ser reconhecido por todos”.
Além de Ana Cristina Cabral, compõem a mesa-redonda a professora do curso de Psicologia da FARN, Ilana Lemos de Paiva; Roberta Barzagui, do curso de Psicologia da UnP e Márcia Maria Ribeiro, representante da SUESP - Secretaria de Educação e Cultura.
A programação também conta com a participação da presidente do Movimento Nacional de Direitos Humanos \"Tortura Nunca Mais”, Cecília Coimbra, que ministra conferência sobre o mesmo tema. Para ela, a educação inclusiva é importante porque vivemos num mundo excludente e com a naturalização das coisas, a população tende a não fazer suas reflexões a cerca da realidade, permitindo que situações de exclusão tornem-se comuns.
O evento é alusivo ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva.
Confira as fotos
Fonte: Comunicação FARN