Mesa redonda debate os desafios do profissional de saúde pública
Notícias
Mesa redonda debate os desafios do profissional de saúde pública 23.05.2010
A IV Jornada de Saúde da FARN teve como um dos pontos altos da sexta-feira (21), a mesa redonda \"Atuação profissional na saúde pública: desafios e superações\", com participação de profissionais em Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Psicologia. Um dos participantes foi o professor de Educação Física da FARN, Marcelo Alves, que falou sobre o programa \"Cidadão Ativo\" desenvolvido com funcionários do Estado, e que tem a parceria com a FARN.
O enfoque da apresentação foi o papel do profissional de Educação Física nos projetos vinculados à área da Saúde, uma vez que Natal vem sendo considerada por dois anos seguidos como a capital mais sedentária do país, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. \"O nosso programa visa a proporcionar uma mudança no estilo de vida dos servidores sedentários, prevenindo a obesidade e ainda doenças como diabetes e hipertensão, proporcionado o bem estar no trabalho\", explicou o professor.
Ainda segundo Marcelo, não basta incentivar à prática de exercícios regulares: os participantes do projeto são monitorados pelos educadores físicos, de maneira que realizem exercícios orientados e sejam acompanhados por uma equipe multidisciplinar. É aí que entra a importância da FARN, que contribui com o projeto na medida em que integra acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Nutrição. Eles realizam coleta de dados com os participantes, realizando aferição de pressão, testes de glicemia e outros necessários ao projeto. \"Iniciamos no calçadão, e hoje estamos dentro das repartições\", comentou. Em seguida foi promovido um happy hour com os participantes, encerrando as atividades do dia.
No sábado foi a vez dos minicursos divididos por área. Os melhores momentos da jornada estão no álbum de fotos do site.