Mesa redonda no Conic: maior dificuldade é a mudança de hábitos no diabético
Notícias
Mesa redonda no Conic: maior dificuldade é a mudança de hábitos no diabético 16.11.2009
Uma visão multidisciplinar da diabetes e suas implicações foi o tema da mesa redonda promovida por professores da área de saúde da FARN na manhã desta sexta-feira, 13, no auditório da FARN. O evento faz parte da nona edição do Congresso de Iniciação Científica da FARN e contou com a presença de acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Psicologia.
Segundo os professores, a maior dificuldade é conscientizar o paciente sobre a importância da mudança de hábitos para que o quadro clínico não se agrave. Outra difícil tarefa da equipe multidisciplinar é adaptar as condutas de diferentes áreas, na tentativa de proporcionar um atendimento humanizado ao indivíduo.
A professora Cléa Moreno ainda ressaltou que as Clínicas Integradas da FARN possuem o programa Saúde Melhor, que oferece assistência a pessoas diabéticas e hipertensas. Já Célia Regina, docente do curso de Nutrição, abordou os mitos sobre os alimentos sem açúcar e o professor Ângelo Nascimento falou como a fisioterapia pode ajudar, especialmente quando o paciente apresenta seqüelas da doença.