Mesa-redonda trata da acessibilidade em projetos arquitetônicos - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Mesa-redonda trata da acessibilidade em projetos arquitetônicos

Notícias

Mesa-redonda trata da acessibilidade em projetos arquitetônicos
20.10.2016

Atentos às temáticas da inclusão e acessibilidade alunos do 2° período do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNI-RN receberam, em uma mesa-redondana na manhã dessa quarta-feira (19), a arquiteta do Ministério Público do RN, Mariana Azevedo de Lima, a arquiteta e urbanista, Bruna Medeiros e Alessandra Souza, arquiteta e urbanista, analista de projetos da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo do Município do Natal (SEMURB). A iniciativa partiu da disciplina Tópicos Especiais I: Acessibilidade, regida pelo professor Giovani Pacheco.  

Na oportunidade os alunos entraram em questões sobre a atuação do MPRN e da SEMURB junto a acessibilidade de edifícios públicos, assim como a atuação do arquiteto na concepção desses espaços acessíveis. Outro aspecto debatido foram as dificuldades de implementar os princípios da acessibilidade nos projetos arquitetônicos e como se pode convencer os clientes a adapata-los, aumentando com isso a usabilidade do prédio. "Os alunos puderam entender melhor a importância em se incorporar, desde os primeiros esboços do projeto, a ideia de espaços acessíveis, adotando essas soluções desde o início do curso", completa o professor. 

No mês de agosto os alunos do curso passaram por uma programação especial voltada ao tema de acessibilidade em conjunto com o curso de Educação Física, sob a coordenação do professor de Arquitetura e Urbanismo, Giovanni Pacheco, e a professora de Educação Física, Marília Rodrigues. Os alunos puderam vivenciar como pessoas com deficiência física encaram diariamente os obstáculos. Por diferentes percursos da instituição, eles simularam cadeirantes, deficientes auditivos e visuais do Centro de Convivência Clara Camarão ao bloco de aulas Terra IV. Antes disso já havia acontecido uma palestra com a professora Carla Ismirna, do curso de Fisioterapia, para entender melhor como são formadas, os tipos e graus de deficiências. E ainda uma mesa-redonda com representantes de instituições de apoio a pessoas com deficiência, dentre eles dois para-atletas de basquete, Eduardo Gomes e Valdemir Tavares (egresso do curso de fisioterapia), Marcos Antônio, vice-presidente da Associação dos Cegos, e Luís Arthur, intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais).

O curso de Arquitetura e Urbanismo do UNI-RN é coordenado pela professora Camila Furukava. 


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções