CONIC: minicurso aborda temas sobre morte social e política de morte do Estado - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • CONIC: minicurso aborda temas sobre morte social e política de morte do Estado

Notícias

CONIC: minicurso aborda temas sobre morte social e política de morte do Estado
25.10.2019

Um dos minicursos com maior número de inscritos durante o XIX Congresso de Iniciação Científica do UNI-RN (CONIC) reuniu na mesma sala dois grandes professores do curso de Direito: Walber Cunha Lima, abordando o tema mistanásia (a morte social), e Ewerton Rocha, com o debate sobre necropolítica (a política da morte).

O primeiro tema – mistanásia – reflete uma realidade social muito comum no Brasil. O termo é utilizado para se referir à morte prematura de pessoas por um sistema que não as valoriza enquanto seres humanos, e que, vulnerabilizando-as, também as exclui de um viver digno e feliz, resultando em uma morte miserável, dolorosa e precoce. 

“A mistanásia, termo decorrente da conjugação do prefixo grego mys (infeliz) ao sufixo thanatos (morte), trata-se de um neologismo oriundo da bioética latina, mais precisamente, da brasileira, e sua ocorrência se dá em razão de diversos fatores que, associados ou não, acarretam a morte infeliz e antes do tempo de inúmeras pessoas, pelo fato das suas vidas terem sido negligenciadas e o futuro de cada uma delas peremptoriamente negado”, explica o professor doutor Walber Cunha.

Para ele, “os fatores que propiciam a ocorrência da mistanásia são plúrimos e vão desde a fome e a desigualdade social até a violência social originada por preconceitos decorrentes do racismo, da homofobia, da intolerância religiosa, da misoginia, ou seja, elementos que contribuem para que seja fomentada uma cultura excludente e mortífera”, conclui o professor Walber.

Já o tema necropolítica, abordado pelo professor doutor Ewerton Rocha, traz aspectos e elementos de um regime de Estado que decide quem deve viver ou morrer, presente, na maioria das vezes, nas políticas de segurança pública, que penaliza pobres, negros e favelas. 

O minicurso foi ministrado, simultaneamente, pelos dois professores na noite de ontem (25/10), segundo dia do CONIC, com o tema: Mistanásia, necropolítica e direitos humanos: uma análise da morte social na contemporaneidade, e foi vinculado ao projeto de extensão Filosofia, Direito e Sociedade, do curso de Direito do UNI-RN.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções