Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Cinco minicursos encerraram o VIII Encontro de Anatomia do UNI-RN na manhã deste sábado. Os cursos foram realizados, simultaneamente, em salas e auditórios do Centro Universitário do RN (UNI-RN) para plateias formadas, basicamente, por alunos e profissionais da área da saúde.
No Auditório B, do bloco Terra III, o professor e coordenador do curso de Anatomia do UNI-RN, André Davim, auxiliado pelo professor Diego Filgueira e pelo aluno monitor Ravel Marinho ensinava “Técnicas básicas de dissecção”, a partir da abertura do abdome de um cadáver.
No Auditório Central, a bióloga e pesquisadora Raquel Martinez, do Hospital Sírio Libanês (SP), debatia com sua plateia a integração que deve existir entre a neuropsicologia e a neurociência (estudo científico do sistema nervoso).
“Trabalhamos muito com transtornos de ansiedade e muitas vezes dizemos que o paciente melhorou, mas o quanto ele melhorou? Não sabemos quantificar. A ideia aqui é, independente da doença com a qual lidamos, quantificar essa melhora. Independente de ser uma escala só para a neuropsicologia ou uma escala geral, deve haver essa integração”, salientou a pesquisadora.
O professor Luiz Felipe, do UNI-RN, ocupou o Auditório A do bloco Terra III, para ensinar a aplicação de terapias manuais às disfunções da cintura pélvica (o popular quadril). A dor é a sintomatologia mais comum nessa disfunção, sendo as pessoas idosas as mais suscetíveis a ela, embora, atualmente, essa alteração anatomo-funcional apresente alta incidência na população jovem, devido, entre outros fatores, a problemas posturais.
O tema do minicurso do professor de Anatomia da USP e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia, Richad Halti, “Inovando e aprendendo Anatomia: modelos anatômicos”, foi mais segmentado, tinha como público alvo profissionais e acadêmicos das áreas de saúde e biológicas, sobretudo, aqueles que almejam tornar-se docentes.
A professora Maria Cristina Marquez Orozco, da Universidade Nacional Autônoma de México (UNAM), abordou o ensino tridimensional da embriologia (ramo da ciência que estuda a formação dos sistemas e órgãos dos seres organizados) com a sua plateia, na sala de videoconferência.
O VIII Encontro de Anatomia do UNI-RN reuniu todos esses especialistas em Natal durante três dias (10 a 12 de abril). Nesse período, o evento recebeu, aproximadamente, 500 participantes.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")