Museu de anatomia é destaque no VIII Congresso da FARN
Notícias
Museu de anatomia é destaque no VIII Congresso da FARN 29.10.2008
Imagine-se entrando numa caverna, onde a história da evolução da anatomia humana é contada usando recursos artesanais e tecnológicos pelos alunos da área da saúde, explorando figuras dos seres mais primitivos até as transformações que os tornaram a máquina mais complexa da natureza. Um trabalho de computação gráfica em 3D mostrará partes internas do corpo humano, como a laringe e a cóclea.
E não pára por aí. Um novo trabalho de pintura artística, inédito no país, no qual os músculos do corpo humano ganham cores e traços de impressionar qualquer visitante pela aproximação do real, estará sendo exibido pelos estudantes . É assim que será apresentado o museu temático de Anatomia da FARN ao público que visitará o VIII Congresso de Iniciação Científica da Faculdade, de 29 a 31 de outubro.
Introduzir a anatomia artística em sala de aula como método didático é um trabalho que a FARN desenvolve de forma pioneira no meio acadêmico no país. O professor de Anatomia, André Davim, destaca que os desenhos de Leonardo Da Vinci, precursor das representações anatômicas nas artes plásticas, estimularam a prática das técnicas de pintura. “Mas os alunos vão além: em vez de telas, pintam os corpos para compreender melhor como funcionam os tecidos, órgãos e músculos”. Assim, a disciplina facilita o aprendizado de outras importantes áreas como a fisiologia, a cinesiologia e a patologia. Para aliar a teoria e a prática, em tempo real, uma bailarina terá as pernas pintadas durante a realização de alguns movimentos, enquanto os alunos farão uma análise anatômica.
Serviço:
O museu está montado no Laboratório de Anatomia e fica aberto das 8h às 22h, dias 30 e 31 de outubro.