Nutricionista defende cirurgia bariátrica durante II Jornada
Notícias
Nutricionista defende cirurgia bariátrica durante II Jornada 09.06.2009
A obesidade com todos os seus fatores emocionais, genéticos e de estilo de vida e, principalmente, os esforços das pessoas para emagrecer, foi o tema que a nutricionista Elaine Fonseca abordou em uma apresentação durante a III Jornada de Saúde da FARN. Segundo a palestrante, a obesidade leva a um estigma e as dificuldades do cotidiano, como comprar roupa ou entrar no carro, são as maiores incentivadoras para uma mudança.
“Tem colega de trabalho que não pode ouvir falar em cirurgia bariátrica, mas se o paciente precisar perder uma quantidade muito grande de peso e estiver bem orientado, a cirurgia é aconselhável”, defende Elaine.
Contudo, argumenta, o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso do tratamento. “Atualmente, o nutricionista é um pouco psicólogo também e o trabalho em equipe é fundamental. O paciente obeso faz a cirurgia, mas a ansiedade, a compulsão alimentar continua e isso precisa ser tratado”.
E finaliza: “o paciente obeso que procura a cirurgia bariátrica já fez dieta, já procurou outros profissionais, já pesquisou na internet, tomou skate, enfim, ele tem uma carga de informações muito grande e precisa confiar no nutricionista”.
Fonte: Comunicação FARN