Olhos e ouvidos atentos para a ciência anatômica 13.08.2010
O auditório da FARN ficou lotado de estudantes e profissionais da Saúde para a palestra da professora americana Carmen Rexach. Ela falou na manhã desta sexta-feira (13) sobre “As anomalias anatômicas do rim”. Sem um bom funcionamento, o órgão pode ocasionar uma série de problemas de saúde como hipertensão, cálculos renais e até mesmo disfunções sexuais e esterilidade.
Simpática e bem-humorada, a pesquisadora da universidade de San Antonio College, no estado americano da Califórnia, abriu a apresentação abordando o desejo de aprender português para uma próxima vinda ao Brasil, e em seguida introduziu o papel dos rins no organismo. “Algumas pessoas passam anos sem saber que têm problemas nos rins e descobrem acidentalmente”, ressaltou.
Toda a apresentação teve tradução simultânea para o português. Carmen Rexach e quatro alunas do San Antonio College estão em Natal desde quarta-feira e ficam uma semana para o intercâmbio de conhecimento sobre as pesquisas anatômicas realizadas na FARN. O pesquisador e professor de Anatomia André Davim e três alunos da FARN também irão aos Estados Unidos em setembro para conhecer os trabalhos desenvolvidos por ela e suas alunas bolsistas.
“Quem estudou anatomia conhece bem o rim, mas é importante vê-lo sobre uma perspectiva diferente, uma nova metodologia”, disse Davim na apresentação da palestrante. Na visita à Califórnia ele também vai palestrar sobre suas experiências em pesquisa no Brasil.