Notícias
Os riscos da vigorexia, a busca pelo corpo perfeito
25.04.2013
Primeiro vem a vontade de mudar o visual. Em seguida, uma rotina com treinos, exercícios de alta intensidade suplementação alimentar. Meses depois, a imagem do espelho mostra que o corpo não mudou, mesmo quando a balança e a quantidade de músculos provam justamente o contrário. É nesse momento que o mal se revela e o homem do divã dá o diagnóstico: vigorexia.
Parece coisa boba, mas a vigorexia é distúrbio tão grave quanto a anorexia e é caracterizada pela distorção da imagem corporal, muito comum em praticantes de atividades físicas, como a musculação. As causas e consequências desse distúrbio serão abordadas pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor Jefferson Novaes, durante a conferência que marca a aula inaugural do novo curso de pós-graduação do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), a Especialização em Práticas Corporais de Academia e Treinamento Individualizado.
Autor de vários livros e artigos científicos sobre atividades em academia, Jefferson Novaes profere a palestra ‘Preocupação com a Estética – Um Caminho para a Vigorexia’, que abordará a concepção da estética e da saúde do corpo na Educação Física e nas academias de ginástica. Além disso, ele tratará da Influência da cultura, sociedade e mídia na imagem corporal, que acabam levando a insatisfação com a imagem corporal. Isso contribui para a distorção da imagem corporal e transtornos dismórficos, como a anorexia e vigorexia. A palestra começa às 19h, no UNI-RN. Jefferson Novaes também será o instrutor do primeiro módulo da pós-graduação.
A especialização vem atender a uma demanda de mercado local, em função do crescente aumento do número de estabelecimentos que oferecem essas atividades. O curso está estruturado em 20 módulos, sendo um a cada mês, totalizando 360 horas/aula. “Tentamos organizar um curso que ofereça ao profissional que já atua nessa área a oportunidade de incrementar a formação com conhecimentos específicos na área de fitness, wellness e treinamento individualizado. Mas, a especialização também pode ser aproveitada por quem se formou e deseja ter conhecimento mais aprofundado nesses temas”, explica o coordenador das pós-graduações em Educação Física, professor Fabiano Soares.
Mais sobre o novo curso
A Especialização em Práticas Corporais de Academia e Treinamento Individualizado vai abordar conteúdos diferenciados dos já são vistos na graduação. Na grade do curso, há disciplinas, como Treinamento Funcional, um tipo de modalidade em que o condicionamento físico é feito a partir das necessidades do dia a dia do aluno, buscando um fortalecimento muscular global. Por exemplo, se o aluno foi um surfista ou lutador, serão trabalhados os músculos normalmente envolvidos especificamente em cada uma dessas práticas esportivas. Também compõem a parte específica do curso as disciplinas Metodologia da Ginástica, Metodologia do Exercício Localizado, Metodologia do Ciclismo Indoor e Metodologia do Step.
Mais sobre Jefferson Novaes
Jefferson Novaes possui graduação em Licenciatura em Educação Física e Desportos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), Doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998) e Pós-Doutoramento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (2008). Atualmente, é articulista da Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano, Arquivos em Movimento e Revista Motricidade, e professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em efeitos fisiomorfológicos das atividades físicas.
VOLTAR