Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
“Novos problemas exigem novas soluções e desenvolvimento pressupõe envolvimento”. A mensagem da doutora Susana Camargo Vieira em sua palestra para os alunos do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) foi objetiva e essencial: nos próximos dias, todos eles precisarão negociar e buscar novas estratégias para resolução de conflitos na UniSim-RN – Simulação Intermundi, que simula órgãos estratégicos da Organização das Nações Unidas (ONU). A abertura do evento, na noite desta quarta-feira (18), reuniu alunos, docentes e participantes da simulação, que chega ao sétimo ano com recorde de participantes.
Em sua palestra, Susana Camargo falou sobre a evolução do conceito de desenvolvimento sustentável, a história da Organização das Nações Unidas e relatou experiências em conferências por todo o mundo. “Quanto uma das partes deixa de ouvir a outra, é aí que se instaura a guerra. É essa mensagem que quero passar para que todos vocês pratiquem nos dias de UniSim”, lembrou a doutora em Direito pela USP.
O reitor do UNI-RN, Daladier Cunha Lima, esteve presente na abertura e destacou a iniciativa dos alunos do UNI-RN. “O que marca a UniSim é o fato de ser um evento organizado pelos alunos, que são responsáveis por todo o projeto e que têm o apoio irrestrito da instituição”. Nos sete anos de realização da UniSim-RN, foram centenas de alunos participantes, mais de 60 responsáveis pelo comitê organizador e mais de 25 temas propostos. A simulação fomenta o tripé universitário, que inclui ensino, pesquisa e extensão.
“Na UniSim, os alunos tem não só a oportunidade do exercício profissional, mas de praticar a oratória, a resolução de conflitos e de ter uma visão local e global do Direito. Em todos esses anos de realização, já vi grandes profissionais despontarem no cenário jurídico local após a participação na simulação”, destacou a coordenadora do evento e docente de Direito Internacional do UNI-RN, Vânia Vaz.
O aluno Augusto César, secretário geral da UniSim-RN, deu as boas-vindas a todos os participantes e citou as mudanças que o evento sofreu ao longo dos anos. “Que não só a UniSim fique na memória de todos, mas que destaquem-se também todas as ações para o progresso e em defesa dos direitos humanos”, disse. Em 2013, estão presentes no evento representantes da UFRN, UFPB, UFCG e UFERSA.
UniSim-RN
Serão realizadas no evento atividades em torno de três comitês. FEGB - Fórum Executivo de Governadores do Brasil e CDH - Conselho de Direitos Humanos, direcionados a estudantes universitários e PNUMA - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, com participação de alunos do Ensino Médio do Complexo ED/HC, CEI, Bereiano, entre outras escolas.
Nos comitês, cada “delegado” atua como representante de um país membro, defendendo a posição política da nação em relação ao tema proposto e desenvolvendo habilidades de negociação, lógica, argumentação, trabalho em grupo, retórica e produção de documentos oficiais, construindo predicados importantes para seu exercício profissional.
O evento, que tem apoio da Academia Nacional de Estudos Transnacionais – ANET, segue até dia 21 de setembro e terá como temas de discussão as resoluções da Rio +20, os conflitos no Mali, royalties do petróleo e ainda o direito de mulçumanas usarem a burca na França.
Confira todos os detalhes no http://www.unirn.edu.br/unisim.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")