Palestrante aborda prevenção de alteração no SNC - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Palestrante aborda prevenção de alteração no SNC

Notícias

Palestrante aborda prevenção de alteração no SNC
11.04.2014

É possível prevenir as alterações no desenvolvimento do sistema nervoso central (origem de todas as nossas atividades e sentidos) que acabam por gerar síndromes e má formações no feto?. Sim, é possível, segundo afirma a especialista em Embriologia, Maria Cristina Orozco, professora e pesquisadora da Universidad Nacional Autonoma del Mexico (UNAM). Mas tudo começa com a prevenção.

A professora-doutora alerta para o fato de que essas prevenções devem ocorrer antes da gestação, pois é na terceira semana do desenvolvimento do Sistema Nervoso Central (SNC)   que o tubo neural se fecha. E os danos ao desenvolvimento dele compromete as funções auditivas, visuais, peso, resulta em patogenias/síndromes, provoca má formações no rosto, nos membros inferiores e superiores, lábios e olhos, entre outras. 
 
Os fatores de riscos ao desenvolvimento do SNC são muitos, explica a doutora Maria Cristina Orozco. São classificados em fatores físicos, químicos e biológicos. 
 
O fator idade, enfatiza, é um importante componente de risco para as mulheres, por exemplo, que desejam ser mães. A melhor fase para engravidar situa-se entre 22 anos e 32 anos, ela ressalta, pois é o período em que há menor probabilidade de ocorrer alterações no desenvolvimento do SNC, sobretudo aquela que resulta em síndrome como a de Down..
 
Mas outros cuidados também devem ser seriamente levados em conta, como evitar o fumo, por  exemplo, sem contar que ele é “terrível porque tem em torno de 4 mil substâncias tóxicas e algumas cancerígenas”, alerta  pesquisadora. O alcoolismo é outro forte fator de dano ao SNC porque eleva consideravelmente os riscos de alterações no cérebro, no rosto e de fissura labial. 
 
Outros grandes vilões do desenvolvimento do SNC são os pesticidas, muito usados no cultivo de produtos agrícolas, e as radiações. “Estes são terríveis, provoca graves alterações”, adverte a especialista. 
 
Todas essas questões foram apresentadas pela pesquisadora em sua palestra “Prevención de alteraciones del desarrollo del sistema nervioso central” (Prevenção de alterações do desenvolvimento do sistema nervoso central), na manhã desta sexta-feira, 11, no VIII Encontro de Anatomia do UNI-RN, no Praiamar Hotel, em Natal.  
 
Em anatomia, chama-se Sistema Nervoso Central (SNC) ao conjunto do encéfalo e da medula espinhal. Ele é responsável por receber e processar informações. É no SNC que chegam as informações relacionadas aos sentidos (audição, visão, olfato, paladar e tato) e é dele que partem ordens destinadas aos músculos e glândulas. Daí sua importância no desenvolvimento embrionário.

VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções