Participantes do Bem Viver elogiam projeto - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Participantes do Bem Viver elogiam projeto

Notícias

Participantes do Bem Viver elogiam projeto
11.03.2015

Quem entrar em uma sala de atendimento do projeto Bem Viver facilmente se esquece da idade dos seus participantes. Uma turma animada, bem humorada e com uma disposição de causar inveja a muitos adolescentes, com um diferencial: na carteira de identidade eles têm mais de 60 anos, mas o espírito parece ter parado de envelhecer ainda durante a infância.

O projeto multidisciplinar voltado para o público da melhor idade, pertence às Clínicas Integradas do UNI-RN e é desenvolvido há cerca de quatro anos, sob a coordenação da psicóloga e professora, Acácia Brito.

Para as irmãs Helenita e Therezinha Rodrigues, que participam do Bem Viver pelo segundo ano, as atividades desenvolvidas já fazem parte da sua rotina. “A turma é sempre muito animada, então não é nenhum esforço vir para cá”, afirmou Helenita, “a minha parte preferida são as dinâmicas e as informações que recebemos nas palestras. Hoje eu já não compro mais nada no mercado sem observar o rótulo dos alimentos”, completou Therezinha.

Geralda Cavalcanti é uma das participantes mais extrovertidas e enxerga no projeto uma forma de aliviar as suas preocupações. “Eu adoro isso aqui. Não falto! É uma convivência maravilhosa, um ambiente de aprendizagem e divertimento. Aqui eu alivio a mente e não perco tempo. Só ganho”, concluiu.

De acordo com a professora de Enfermagem, Ilka Ferreira, o objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida dos idosos em seus mais diversos aspectos. “Mesmo quando promovemos palestras o intuito não é passar informações pedagógicas, é dar dicas que vão melhorar a vida e o cotidiano deles, seja de uma forma nutricional, como na escolha dos alimentos, ou através da facilitação do acesso ao tratamento médico adequado”, explicou a professora.

Nesta edição, o projeto traz como novidade a biodança: um sistema de integração afetiva e desenvolvimento humano baseado em “vivências” criadas através de movimentos de dança, que pretende promover o fortalecimento da identidade dos idosos, melhoria na autoestima, maior interação, além de trabalhar a questão da afetividade.

Os encontros acontecem duas vezes por semana: na segunda-feira, às 10h, para os participantes da biodança; e na quarta-feira, a partir das 8h30. 


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções