Pesquisa de alunas de Nutrição tem destaque na mídia local
Notícias
Pesquisa de alunas de Nutrição tem destaque na mídia local 16.12.2008
Uma pesquisa inédita realizada pelas alunas do curso de Nutrição da FARN, Heleni Aires Clemente e Nataly Jacomeli revelou que o fruto tropical camboim verdadeiro, de nome científico Eugênia crenata, possui maior concentração de carboidratos do que a acerola, a mangaba e o caju.
O resultado da pesquisa, que foi primeiro lugar do curso de Nutrição (categoria Comunicação Livre) do VIII Congresso de Iniciação Científica da FARN, foi destaque na seção “DaVinci” – Ciência e Tecnologia, do jornal impresso Diário de Natal de sábado, 13 de dezembro.
As amostras de camboim foram coletadas no município de Rio do Fogo (RN) e analisadas no Laboratório de Bromatologia da FARN, com orientação da professora Bruna Leal Lima Maciel. “O fruto é uma alternativa saudável e barata para os moradores da cidade, cuja alimentação a base de peixe é pobre em carboidratos. O consumo é feito in natura, sucos, geléias e chás”, explica Heleni.
As alunas verificaram que 100g da fruta suprem 5%, 0,2%, 0,6% das necessidades diárias de carboidratos, lipídios e proteínas, respectivamente, e 19 unidades (em média 114g) são suficientes para suprir uma porção de 70Kcal, das três recomendadas pela Pirâmide Alimentar Brasileira adaptada.