Pesquisadora da UFRN fala sobre Síndrome de Berardinelli no Encontro de Anatomia - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Pesquisadora da UFRN fala sobre Síndrome de Berardinelli no Encontro de Anatomia

Notícias

Pesquisadora da UFRN fala sobre Síndrome de Berardinelli no Encontro de Anatomia
21.03.2017

Uma doença congênita rara, com maior incidência na região Seridó do RN, e que provoca sérias alterações anatômicas no ser humano, será tema de uma das palestras do XI Encontro de Anatomia, evento que acontece no Centro Universitário UNI-RN, no período de 6 a 8 de abril.

A Síndrome de Berardinelli e suas alterações metabólicas, que podem resultar em severa resistência à insulina, anormalidades no coração, rins, fígado e ovários, além de envelhecimento precoce, retardo mental moderado e desenvolvimento de distúrbios psiquiátricos, serão abordadas na palestra da professora doutora Julliane Tamara Araújo de Melo, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), da UFRN, na programação do dia 7.

“A palestra tem como objetivo principal descrever os aspectos morfofisiológicos e genéticos da Síndrome de Berardinelli, um tipo raro de Lipodistrofia Generalizada Congênita, cuja maior prevalência brasileira está na região Seridó do estado do Rio Grande do Norte”, informa Julliane Melo.

Segundo ela, também nesta palestra, será abordado o papel do tecido adiposo para a manutenção da forma do corpo humano, ratificando a importância de estudos anátomo-funcionais e genéticos em pessoas com a Síndrome de Berardinelli. “Essa abordagem evidenciará os avanços nas pesquisas nessa área e seus desdobramentos para o desenvolvimento humano”, finaliza.

O XI Encontro de Anatomia é organizado pelo professor doutor André Davim, coordenador da disciplina de Anatomia do UNI-RN, que conta com o apoio dos professores Diego Filgueira e João Faustino, ambos do seu departamento, assim como dos alunos que compõem a Liga Estudantil de Anatomia do UNI-RN.

O evento conta ainda com a participação de diversos profissionais vindos da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Universidade Federal do Ceará (UFC).  

Para participar, os interessados devem se inscrever no Site Oficial do Evento a partir de 23 de março.  “Esse é um momento de discussões e aprendizado em torno dessa ciência tão importante para a formação de profissionais da área de saúde”, destaca o professor André Davim.

De acordo com a programação, as palestras serão realizadas no Auditório Central do UNI-RN, pela manhã e à tarde. Já os minicursos serão ministrados nos blocos de aula da instituição. O evento terá como palestrante de abertura o professor doutor Richard Halti, da USP, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções