Notícias
Poesia Popular: Semana do Cordel de 23 a 25, na Potylivros
20.08.2012
“Poesia popular”, o cordel conta a cultura e a tradição do povo nordestino através de rimas engraçadas e que brincam com o vocabulário regional, mostrando a dura realidade da seca e os costumes. Para resgatar esta literatura popular a Potylivros realiza, com apoio do UNI-RN, a Semana da Literatura de Cordel, de 23 a 25 de agosto, com participação de 12 cordelistas.
O evento será aberto ao público no Praia Shopping, em frente à livraria Potylivros, das 10h às 22h, durante os três dias de evento, onde também poderão ser adquiridos exemplares. Este será uma oportunidade para estudantes e público em geral conhecer e valorizar esta tradição, mais comum nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
O evento integra a programação do “Agosto da Alegria”, parte do roteiro turístico de Natal, e terá a participação do cordelista Aderaldo Luciano, doutor em Literatura Popular pela UERJ, além da exposição “Gestos em Versos”, poesias de Abaeté e desenhos de João Natal em folhetos e gravuras. Todos os cordelistas convidados vão expor seu material, totalizando mais de 150 cordéis.
LITERATURA DE CORDEL – O gênero, também conhecido como folheto, origina-se de relatos orais e é uma forma literária popular no Brasil. O nome cordel remete à forma como é comercializado em Portugal, cujos livrinhos são transportados em cordas geralmente de barbante, pelos vendedores. As estrofes mais comuns são de dez, oito ou seis versos, ilustradas com xilogravuras. Os autores cordelistas recitam os versos na forma melodiosa ou cadenciada, acompanhados pelo viola, ou mesmo como leituras ou declamações animadas, para conquistar os possíveis compradores.
Crédito da imagem: pt.wikipedia.org
VOLTAR