Notícias
Presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia aborda anatomia do tórax em palestra
16.04.2010
Richard Halti Cabral, presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA), proferiu a segunda palestra desta sexta-feira, dentro das atividades do IV Encontro de Anatomia da FARN. Médico e professor da USP, Richard mostrou casos cirúrgicos e deu ênfase ao fato dos órgãos e estruturas ficarem muito unidos, o que pode gerar sérias conseqüências para os pacientes. “Se um médico rompe algum nervo, vizinho ao coração, por exemplo, isso pode comprometer o diafragma, o que significa que a pessoa pode ter dificuldade para respirar, o que põe a vida dele em risco e, tudo isso, graças ao fato do médico não conhecer bem a anatomia do tórax humano”.
O professor exibiu vídeos e gravações de sons do coração e do pulmão, e afirmou que “pelo conhecimento anatômico, o médico pode salvar uma vida durante uma cirurgia”. Para ele, o fato dos órgãos, nervos, veias e artérias estarem muito próximos, dificulta ainda mais o trabalho do profissional de saúde. “Se uma doença está afetando um órgão, pode refletir num órgão vizinho\".
O evento ocorreu no auditório e contou com a participação de alunos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Psicologia e Enfermagem, além de coordenadores e professores da Instituição. O IV Encontro de Anatomia segue até amanhã, 17, com mini-cursos, mesa-redonda e worshop para estudantes e profissionais da área da Saúde.
VOLTAR