Primeiranistas de Direito participam de seminário 21.02.2013
Uma programação intensa com palestras, oficinas e mesas redondas marcou o Seminário de Integração de Direito no Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), promovido pelo Centro Acadêmico Emmanuel Bezerra. O evento foi realizado nos dias 19 e 20, reunindo os primeiranistas da graduação. As discussões ocorreram no auditório da Instituição.
A abertura ocorreu com uma mesa sobre o protagonismo estudantil, na qual foi discutido o papel dos universitários na sociedade e também na política, tendo as estudantes Phirtia Raianny (UNI-RN) e Flávia Gondim (UFRN) como palestrantes, além do Hélio Miguel, que é membro do Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), órgão resultante da parceria entre a UFRN e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
Foram realizadas três oficinas, uma delas sobre Extensão Universitária Popular, que propõe uma troca de saberes entre a universidade e a sociedade com acadêmicos atuando em espaços comunitários com o propósito básico de transformação social. O Feminismo no Direito foi o tem de outra oficina, enquanto a polêmica Lei das Drogas e sua relação com os Direitos Humanos norteou a terceira oficina.
A programação do Seminário de Integração de Direito foi encerrada nesta quarta-feira (21) com a mesa redonda ‘Quando o Campo Entra em Cena: O Papel do Direito na (Des)Construção da Justiça Social’. Foram palestrantes e debatedores da mesa o advogado do Sindicato dos Agricultores e Professores de Direito da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), João Paulo, do membro do MST, Cícero Araújo, e da estudante da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) Rayane Andrade.