Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
A Comissão de Direito à Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) e o UNI-RN realizaram, na manhã desta quinta-feira (5), no Centro Universitário, a palestra "Humanização e Efetivação do SUS: o papel do profissional da Saúde". Estavam presentes o professor Geniberto Paiva, da Universidade de Brasília (UnB), a nutricionista Rejane Pedroza, da HumanizaSUS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap); o vice-presidente da OAB/RN, Dr. Marcos Guerra, e o reitor Daladier Pessoa Cunha Lima.
VEJA A GALERIA DE FOTOS
Geniberto fez uma breve explanação sobre a atual realidade do Sistema Único de Saúde brasileiro, contextualizando o seu seu surgimento, em 1988. Para ele, um dos principais problemas operacionais enfrentados pelo SUS é não ser percebido pelos seus usuários como um sistema prestador de serviços de elevada qualidade em todas as áreas prioritárias de promoção, prevenção e tratamento.
O movimento HumanizaSUS, por sua vez, propõe uma nova relação entre os usuários do sistema, suas redes sociais, trabalhadores e gestores, tornando o atendimento um ato mais acolhedor e ágil. Segundo a nutricionista Rejane Pedroza, a aposta em um trabalho coletivo trará mudanças significativas na qualidade do atendimento à população, e isso acontece a partir de práticas diárias.
"O SUS do Brasil vive mergulhado em permanentes desafios, e o cenário das práticas passa por constantes transformações. O que vemos da Saúde é apenas a ponta de um enorme iceberg", afirmou.
Ainda foram discutidas questões sobre o papel do profissional de saúde no SUS. Alunos e professores compartilharam relatos e experiências, sempre reafirmando a necessidade de "vestir a camisa" e se dedicar a ajudar quem mais precisa.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")