Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Teve início na tarde desta segunda-feira (02), no UNI-RN, a capacitação dos profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde de Natal para enfrentamento das sequelas da microcefalia em crianças na faixa etária de 0 a 5 anos. A capacitação é multidisciplinar – envolve profissionais de várias áreas da saúde – e ocorre até a próxima sexta-feira (6) no auditório central do UNI-RN.
Cerca de 70 pessoas, entre fisioterapeutas, enfermeiros, agentes de saúde e de endemias, além de estudantes da graduação do UNI-RN, participam da capacitação. Eles são orientados quanto à identificação, encaminhamento e cuidados e à estimulação precoce dos recém-nascidos prematuros e com microcefalia que apresentam atraso no neurodesenvolvimento.
A capacitação está sendo ministrada por professores do Centro Universitário, além de profissionais convidadas, como a neurologista infantil Áurea Nogueira, a fisioterapeuta Dione Macêdo e a fonoaudióloga Ana Maria.
Os temas apresentados englobam os aspectos físicos e psicológicos, não só das crianças atendidas, mas também das suas famílias, como desenvolvimento neuropsicomotor normal; desenvolvimento da visão; desenvolvimento da audição e linguagem; sinais de alerta para atraso do DNPM; estimulação adequada à faixa etária; o desenvolvimento no contexto da deficiência visual; participação do agente comunitário de saúde e da família na estimulação precoce; o brincar na estimulação precoce e o suporte psicossocial e visita domiciliar.
Tanto o projeto de extensão quanto a capacitação são coordenados pela professora de Fisioterapia Carla Ismirna Alves, mas integra todo a atendimento multidisciplinar das Clínicas Integradas do UNI-RN.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")