Projeto de alunas de Nutrição é destaque na Intertv - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Projeto de alunas de Nutrição é destaque na Intertv

Notícias

Projeto de alunas de Nutrição é destaque na Intertv
21.09.2011

As alunas do 8º período de Nutrição da FARN, Edilza Nascimento e Damaris Bernardino, estão se destacando como estagiárias do Hospital Walfredo Gurgel. Elas desenvolveram a "Semana contra o desperdício: Alimente essa ideia", com uma programação que começou quarta-feira (14) e segue até esta quarta, 21, orientadas pela nutricionista chefe do setor de produção (em substituição) do Walfredo Gurgel, Paula Bessa e nutricionista Taís Araújo, nutricionista formada pela FARN.

Para falar sobre a campanha, elas são entrevistadas ao vivo nesta quarta-feira, 21, às 12h, no RNTV 1ª Edição, Canal 11 da TV aberta e 19 da Cabo, e será veiculada uma matéria no RN Tv 2, às 19h29. Para se ter uma ideia, na sexta-feira 9 de setembro, ao final do almoço, o montante de alimento rejeitado pelos funcionários chegou a 18 quilos. "O suficiente para alimentar 36 pessoas, considerando um prato de 500g. Alguns funcionários não sabem ainda valorizar a comida que recebem", diz Damaris. Dados preliminares já vêm deixando a equipe otimista. "Um almoço com peixe que não tem a mesma aceitação dos dias de carne branca ou vermelha. Porém, no primeiro dia, tivemos uma ótima aceitação", afirma Paula.

Paralelamente à campanha, Edilza e Damaris também estão pondo em campo a Blitz do Prato Limpo: todo servidor que literalmente "raspa" o prato tem seu nome inscrito em uma lista e concorrerá a um sorteio ao final da campanha. Cartazes e folders também estão sendo espalhados pelos murais do hospital, para dar maior visibilidade ao trabalho de conscientização contra o desperdício. A idéia de reduzir o índice de rejeição alimentar no hospital surgiu após as estagiárias lerem uma matéria sobre a fome no mundo. "Atualmente 11 milhões de pessoas ao redor do globo passam fome. Na África 700 milhões já morreram em decorrência da falta do que comer", conta Edilza. NOVAS PREPARAÇÕES As estagiárias também intervêm no cardápio do almoço durante uma semana, e todas as preparações servidas no refeitório vêm sendo escolhidas por elas. "Levamos em consideração o aroma, o sabor, a temperatura, a cor e a textura de cada alimento", revela Edilza. Os itens selecionados também tiveram como base o Guia Para Alimentação Para a População Brasileira do Ministério da Saúde (MS). O livro orienta quantas porções dos grupos alimentares (feijão, arroz, carne, verduras e frutas) uma pessoa deve consumir ao dia. Ainda durante esta semana as estudantes estarão coletando a opinião dos funcionários quanto ao cardápio escolhido, a aceitabilidade e a qualidade

VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções