Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Com um grande poder de promover a reflexão sobre temas relevantes da contemporaneidade, o cinema também pode contribuir para a formação acadêmica, crítica, cultural e cidadã de seu público consumidor. De olho na potencialidade da linguagem cinematográfica, o professor do curso de Direito do UNI-RN Patrick Terrematte criou a oficina “Cine-Debate: Sociedade e Contemporaneidade”, em parceria com o grupo de extensão “Filosofia, Direito e Sociedade”.
O projeto consiste na exibição de um filme que irá promover um debate interdisciplinar sobre diversos temas da atualidade, resultando em um artigo crítico-reflexivo ou resumo estendido produzido por cada participante.
O Cine-Debate tem início no dia 18 de fevereiro, e suas inscrições já estão abertas no site: eventos.unirn.edu.br
O projeto terá 13 encontros semanais, sempre nas quintas-feiras, das 16h às 18h30, e os participantes receberão um certificado de três horas por filme assistido. Em cada reunião os alunos assistirão a um filme e farão a leitura de um texto base para orientar a discussão no encontro.
O coordenador irá dividir os alunos em grupos de trabalho centrados em um tema interdisciplinar, onde irá prestar orientações para a produção do artigo ou resumo a partir dos temas, filmes e textos apresentados.
Os temas dos filmes variam entre Justiça, Conflitos Internacionais, Liberdade de Mídia, Cultura, Valores Sociais, Pena de Morte, Desarmamento, Eutanásia, Saúde Pública e Sustentabilidade. O primeiro filme a ser exibido será “Utopia e Barbárie”, um documentário do diretor brasileiro Silvio Tendler, que trata dos 50 anos que precederam o século XXI, como os da pós-Segunda Guerra Mundial, ditaduras militares, Guerra do Vietnã, entre outros.
Para o coordenador Patrick Terramatte, o projeto tem uma grande importância, pois o cinema possibilita uma reflexão que vai além do momento em que está sendo apreciado. “Muitas vezes lembramos para o resto da vida de filmes que marcaram nossa formação acadêmica”, afirma o professor.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")