Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
A prática da corrupção, suas implicações e sanções penais, bem como os meios para combatê-la, que passam, obrigatoriamente, por uma reforma politica democrática, na opinião do juiz eleitoral José Herval Sampaio Júnior, um dos palestrantes, foram as questões que deram ênfase ao debate promovido, na manhã de ontem, pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (|UNI-RN), em parceria com o Movimento Articulado de Combate à Corrupção do Rio Grande do Norte (MARCCO/RN) e a OAB/RN.
Com o tema “Combate à corrupção no Brasil e a necessidade de uma reforma política democrática”, o debate reuniu, representantes das instituições parceiras do evento, professores e alunos da instituição de ensino superior.
O juiz eleitoral José Herval Sampaio foi o mais atiçador dos palestrantes ao provocar a plateia com questionamentos que propõem uma reflexão sobre a prática que se instituiu no Brasil, “de maneira quase endêmica”, ressaltou. Coube ao magistrado defender, em sua palestras, o “Projeto de iniciativa popular de reforma política democrática e eleições limpas".
O outro palestrante foi o Procurador-chefe do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Norte, Luciano Silva Costa Ramos, que abordou os "Instrumentos recentes de combate à corrupção".
O debate “Combate à corrupção no Brasil”, foi uma atividade de extensão universitária do UNI-RN, através do seu curso de Direito, com o objetivo de promover essa discussão junto à comunidade acadêmica e correlacioná-la com o que vem sendo ministrado nas disciplinas oferecidas pelo curso. “O ambiente universitário deve ter o compromisso de promover, também, a discussão sobre temas atuais e relevantes junto à comunidade acadêmica”, frisou o reitor Daladier Cunha Lima, que recepcionou os palestrantes.
A estudante do 1º período do curso de Direito, Bárbara Santanna, era uma das alunas calouras na plateia. “Esta é a segunda palestra que eu assisto desde que as aulas começaram e considero uma ótima iniciativa, porque amplia os nossos conhecimentos. Este é um assunto que eu não domino, mas estou gostando muito das palestras”, revelou. Outro calouro, Thiago Medeiros, ressaltou que o debate “acrescenta novos conhecimentos” e contrapõe opiniões. “Gosto de ouvir as diferenças de opiniões. Isso é muito importantes para nós”, concluiu.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")