Projeto de Hanseníase realiza ação educativa na CBTU
Notícias
Projeto de Hanseníase realiza ação educativa na CBTU 08.08.2008
Uma ação educativa e de diagnóstico de novos casos de hanseníase no trem metropolitano da CBTU aconteceu nesta última quinta-feira, 07 de agosto. Os alunos fizeram a suspeição de diagnóstico dos passageiros, deram dicas de como identificar os sintomas e distribuíram panfletos informativos. Houve ainda a participação de um grupo teatral de Felipe Camarão, que realizou uma simulação de diagnóstico. O encerramento foi às 16h na CBTU, Ribeira.
O projeto também contemplou o dia D de combate à Hanseníase, conhecida como lepra, que aconteceu na quarta-feira (06), nos bairros do distrito oeste da capital. Os alunos de Enfermagem da FARN e profissionais de saúde do PSF de Natal visitaram os moradores para detectar casos da doença, encaminhá-los para exames e tratamento caso necessário, que é oferecido gratuitamente no hospital Giselda Trigueiro.
Veja o Dia D de combate à hanseníase e o Combate à hanseníase no trem da CBTU
As ações fazem parte da campanha de combate à Hanseníase, que na primeira fase realizou um ciclo de capacitações com todos os participantes, sobre diagnóstico e tratamento da doença, que caso não seja tratada corretamente e em estágios iniciais, pode deixar seqüelas permanentes como perda de força muscular e deformidades no corpo.
A campanha se encerra no dia 30 de setembro, com um simpósio sobre as atividades desenvolvidas e palestras com especialistas, em virtude do dia nacional de combate à doença.
Concurso Estudantil
Alunos do 6° ao 9° ano das escolas públicas dos bairros do Distrito estão participando do concurso “A hanseníase em seu bairro”. O certame vai premiar os três melhores trabalhos nas áreas de música, desenho, redação ou poesia. Os ganhadores serão conhecidos durante o Simpósio.