Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em razão disso, essa quarta-feira (15) foi escolhida para o lançamento do projeto Internacional de Educação em Direitos Humanos da Pessoa Idosa no UNI-RN, uma ação multidisciplinar coordenada pela professora Vânia Gico, envolvendo os cursos de Direito, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Educação Física, além do Núcleo de Prática Jurídica.
No evento de lançamento estavam presentes a coordenadora das Clínicas Integradas, Romeica Rosado, o fisioterapeuta Emerson Dutra, a assistente social das Clínicas, Lindicéia Gomes, e os idosos atendidos pelo projeto Bem Viver. O reitor da instituição, professor Daladier Pessoa Cunha Lima, também prestigiou o evento e ressaltou que “é preciso trabalhar para que a pessoa idosa tenha seu lugar na sociedade”.
Atualmente as questões envolvendo o idoso estão sendo mais debatidas, principalmente após a criação do Estatuto do Idoso, uma garantia a mais para o envelhecimento digno e saudável. Apesar disso, a palestrante convidada, a advogada Cintya Castro, mostrou dados de violência que retratam bem a realidade vivida por muitos idosos. Os números trazem agressões físicas e psicológicas e a única maneira de diminuir esses casos e punir os agressores é por meio de denúncias. “Temos que quebrar o silêncio, só assim poderemos ter uma análise mais fidedigna da violência contra o idoso”, explica Cintya.
Alunos de qualquer curso do UNI-RN podem se voluntariar e contribuir com o projeto. As inscrições devem ser feitas diretamente com a professora coordenadora, Vania Gico, por email (vaniagico@gmail.com) a partir do início do semestre 2016.2.
Essa é uma atividade de extensão junto ao Núcleo de Práticas Jurídicas e aos demais cursos envolvidos, que, juntos, irão oferecer atendimentos semanais aos idosos nas Clínicas Integradas, de acordo com o cronograma de atividades do Bem Viver.
O projeto é resultado de uma parceria entre o UNI-RN, as universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Coimbra (Portugal), com a qual a instituição tem convênio de cooperação científico-cultural e relações interinstitucionais.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")