Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
A manhã foi bem movimentada nas Clínicas Integradas do UNI-RN com mais uma edição do projeto Mulher: Viver com Dignidade. O evento atraiu um grande número de pessoas, das mais variadas áreas da cidade, da Zona Norte ao vizinho município de Parnamirim, que buscavam os serviços e as ações de saúde oferecidos à população.
O evento é realizado de forma conjunta entre a Defensoria Pública e o Centro Universitário UNI-RN, através de suas Clínicas Integradas e do Núcleo de Extensão, uma vez que se trata de uma ação de responsabilidade social e de extensão universitária, e tem o seu foco voltado, em especial, para o combate à violência doméstica e o empoderamento das mulheres. As ações de saúde e cidadania complementam o pacote de atenção a elas, a seus filhos e familiares.
Com ênfase nessa temática, as defensoras públicas Ana Lúcia Raymundo, de Natal, e Disiane Costa, de Parnamirim, engrossam as vozes da Justiça que busca o enfrentamento do problema reunindo mulheres e dizendo-lhes: “não se calem!”
Em meio a essa luta, a Defensoria busca parceiros que auxiliem no resgate à cidadania e a atenção em direitos básicos, como saúde, emissão de documentos e apoio jurídico, psicológico e social. O UNI-RN integra a parceria colocando à disposição do projeto toda a estrutura das Clínicas Integradas, do Núcleo de Prática Jurídica e alunos e professores dos seus cursos de Direito, Fisioterapia, Enfermagem, Serviço Social, Psicologia, Educação Física, Nutrição, além de funcionários da instituição.
“Apoiamos de imediato essa ação, porque não se admite mais que numa época como essa em que vivemos ainda tenhamos que relatar casos de violência contra a mulher. Reafirmo o nosso compromisso de integrar ações de interesse da comunidade e desejo, de coração, que tenhamos um mundo em que todas as mulheres possam viver com dignidade ”, proferiu o reitor do UNI-RN, Daladier Pessoa Cunha Lima, ao abrir o evento.
Em Natal, a Defensoria Pública fica localizada na rua Norton Chaves, esquina com a avenida Salgado Filho, no bairro de Lagoa Nova.
Serviços
Entre os serviços e exames oferecidos estavam: ginecologia (preventivo), autoexame de mama, circuito de saúde (com avaliação clínica, verificação de pressão arterial e exame de glicose), vacinas, oftalmologia (consultas), odontologia (aplicação de flúor), emissão de documentos (Identidade, Carteira de Trabalho e CPF) e atendimento jurídico, social e psicológico. A própria diretora das Clínicas Integradas do UNI-RN e médica oftalmologista, Romeica Cunha Rosado, esteve à disposição do projeto para os exames e consultas oftalmológicas.
A UFRN também se fez presente com demonstrações microscópicas de combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e Chikungunya, o Aedes aegypti. Também foram realizadas oficina de sabão, fuxico (trabalho manual) e de confecção de vassouras com garrafas pet, pela SESCOOP, que também fez demonstrações de técnicas de ressuscitação de paciente em situação de emergência, enquanto se aguarda a equipe do SAMU.
O evento, que durou toda a manhã, contou com a participação de instituições públicas e privadas, entidades de classes, grupos de apoio às mulheres, instituições de ensino, órgãos públicos, como Secretaria da Mulher (Semul) e ITEP, entre outros.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")