Projeto Tribunal do Júri é aberto com palestras sobre Direito Penal - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Projeto Tribunal do Júri é aberto com palestras sobre Direito Penal

Notícias

Projeto Tribunal do Júri é aberto com palestras sobre Direito Penal
16.10.2015

Uma verdadeira aula sobre Direito Penal. Mas, acima de tudo, de amor ao estudo e exercício do Direito. O chamado "espírito advocatício". Assim pode ser resumida a palestra de abertura do Projeto Tribunal do Júri (PTJ), realizada no Auditório Central do UNI-RN, na noite da última quinta-feira (15). Os renomados advogados Armando Holanda e Paulo César Costa, e o professor Luís Felipe Pinheiro, foram os participantes convidados.

O reitor Daladier Pessoa Cunha Lima, o coordenador de Direito Walber Cunha Lima e o professor Rasland Freire, coordenador do Tribunal do Júri, também prestigiaram o evento. Aproximadamente 200 alunos acompanharam atentamente as conferências. A comissão organizadora foi representada pelos estudantes Augusto César Bezerra e Rafael Lisboa.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS

Em sua fala, Armando Holanda relembrou de forma bem humorada alguns casos de quase cinco décadas dedicadas à profissão de advogado. Mas também aproveitou para fazer um crítica aos jovens juristas, que, por vezes, segundo ele, esquecem de "viver a advocacia".

"A atual geração é, tecnicamente, a melhor que já conheci. Mas peca muito pela falta de 'humanismo' e cultura geral. Leem muito pouco, quando o conhecimento está ao alcance de todos. Na minha época, era preciso preciso 'quebrar pedra' para conseguir informação. Também estão obcecados por concursos públicos para cargos como juiz e promotor, quando é preciso maturação e, ainda mais importante, experimentar a advocacia", disse.

O PTJ consiste em simular, de forma fidedigna, um júri popular. O objetivo é aperfeiçoar a oratória e trazer aos discentes uma experiência mais próxima da realidade de um júri popular. Também pretende estimular nos discentes o gosto pelo Direito Penal e o Direito Processual Penal de uma forma dinâmica, levando seus conhecimentos jurídicos para dentro da simulação.

Nesse sentido, o projeto espera contribuir de forma contundente à argumentação jurídica, bem como conjugar teoria e prática, acarretando, dessa forma, em uma adequada postura profissional ética.

A simulação, neste sábado (17), contará com duas equipes de cinco pessoas, sendo uma de defesa e outra de acusação. E cada equipe terá um professor-orientador, que dará assistência no assunto discutido. Sete jurados decidirão qual das equipes ganhou o júri.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções