Projeto Vila Sustentável começará a ser executado em abril - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Projeto Vila Sustentável começará a ser executado em abril

Notícias

Projeto Vila Sustentável começará a ser executado em abril
28.03.2016

Com foco na sustentabilidade, o curso de Engenharia Civil do UNI-RN, sob a coordenação do professor Fábio Pereira, vai executar no âmbito da instituição, no período de abril de 2016 a março de 2017, o projeto Vila Ambiental Tecnológica. A vila terá início com a construção de uma pequena habitação, toda em bambu, na qual funcionará, inicialmente, uma oficina-escola. Ali, serão oferecidos cursos, palestras e atividades práticas sobre este tipo de cultura.

O projeto será coordenado pelo professor Antônio Carlos Matos e terá a participação de, pelo menos, dois alunos do curso.  A ideia, segundo ele, é que o projeto torne-se um polo disseminador de conhecimento desta nova cultura e que se constitua numa alternativa de construção de casas populares para famílias de baixa renda.

"A ideia de utilizar bambu na construção de casas populares, com uma área útil de 30 m2, é mostrar a viabilidade deste material e, ao mesmo tempo, estimular e promover a difusão de conhecimento e tecnologia, a partir desta matéria-prima, para o desenvolvimento sustentável", destaca o professor Antônio Carlos.

Segundo ele, o bambu cresce mais rápido que qualquer outra planta. "Um broto leva, em média, de três a seis meses para atingir a sua altura máxima, de até 30 metros, dependendo da espécie", ressalta.

Além disso, explica o professor, o custo energético para a produção do bambu é menor que a energia necessária para se produzir o equivalente em outros materiais, como o alumínio e o cimento, por exemplo. Quanto às características estruturais, ele afirma que o bambu possui considerável resistência mecânica. Tanto é assim que paredes, pilares e forro serão todos em bambu. 

O projeto integrará as ações do programa UNI-RN Sustentável, que já se desenvolve na instituição com o aproveitamento de água das chuvas e dos aparelhos de ar-condicionado, da coleta seletiva, do projeto de compostagem do lixo resultante das podas das árvores, da horta orgânica e da instalação de Ecopontos (pontos destinados ao recolhimento do lixo eletrônico: bateria, pilhas, celulares, entre outros produtos de descarte). 

Com o objetivo de se criar um polo de alternativas voltadas à sustentabilidade ambiental, o protótipo da Vila Sustentável será instalado ao lado do Projeto de Compostagem, já em plena execução no UNI-RN.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções