Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O reitor do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), Daladier Pessoa Cunha Lima, obteve o reconhecimento dos organizadores do XXVII Congresso Brasileiro de Anatomia, que ocorre em Natal, no UNI-RN, até este sábado (23), pelo seu empenho e contribuição à área.
Reverenciado pelos congressistas, na noite de abertura do evento, em razão do total apoio ao Congresso, colocando à disposição da Sociedade Brasileira de Anatomia toda a estrutura do Centro Universitário, Daladier, que também é médico, foi convidado a subir ao palco para receber o prêmio – uma réplica anatômica de um coração – que marcou as homenagens da noite a aqueles que, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento da Anatomia no Brasil. Foi aplaudido de pé.
O professor André Davim, que preside o XXVII Congresso de Anatomia, ressaltou a visão de Daladier como médico e gestor - ao lembrar o período em que ele foi reitor da UFRN - para estruturar o ensino da Anatomia no UNI-RN.
Uma das preocupações constantes do reitor Daladier, conforme lembrou André Davim, era com o corpo de docentes, na expectativa de oferecer um ensino de qualidade aos alunos dos cursos da área da Saúde quando da implantação e expansão destes cursos.
O próprio reitor lembrou que ao ser convidado pela professora Noilde Ramalho para dispor todo o seu conhecimento como reitor da UFRN na implantação da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN (FARN), no final dos anos 90, não haviam cursos de Saúde na instituição, mas já havia o planejamento de criá-los. O que, de fato, se concretizou, logo depois e, hoje UNI-RN, são seis cursos da área oferecidos.
O ensino da Anatomia, sob a coordenação e orientação do professor André Davim, com apoio de seus auxiliares Diego Filgueira e João Faustino, está presente em todos eles. Daí a importância da disciplina tanto para o projeto pedagógico do UNI-RN quanto para a própria gestão acadêmica e administrativa da instituição.
Emocionado, o reitor chegou a brincar com a platéia, ao dizer que tantos elogios não eram verdadeiros, parodiando Câmara Cascudo, o que arrancou muitos risos e aplausos dos presentes. O folclorista costumava dizer, em tom de brincadeira, ao ser elogiado nas muitas homenagens que recebeu em vida, que "era mentira, mas era gostoso".
A abertura do XXVII Congresso Brasileiro de Anatomia, na noite desta quarta-feira (20), no Teatro Riachuelo, foi encerrada com a conferência magna "Pincéis como ferramenta para o ensino da Anatomia: pensando como artista, pintando como médico", proferida pelo professor Carlos Alberto Guimarães Machado, ilustrador médico e sucessor do trabalho do Dr. Frank Netter no Atlas de Anatomia Humana mais vendido do mundo.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")