Notícias
Responsabilidade Social: UNI-RN reúne voluntários do bem
01.10.2012
Fazer o bem sem olhar a quem. Alunos, professores e funcionários voluntários do UNI-RN subiram o morro de Mãe Luíza sábado, 29, para exercer a cidadania com uma programação de saúde e lazer para a comunidade, na Casa do Bem. Durante toda a manhã, o Centro Universitário ofereceu teste glicêmico, aferição de pressão arterial, oficina sobre hábitos alimentares; avaliação e Orientação postural; avaliação de pé chato; campeonatos de Vôlei, futebol e capoeira; mostra de artes marciais; aplicação de flúor; e rodas de leituras. Ao final, a Rede Mais promoveu um lanche especial para repor as energias.
O evento é realizado todos os anos por instituições de ensino superior do país, e é uma oportunidade não somente para ajudar a quem precisa, mas também um momento em que os futuros profissionais desenvolvem a humanização e praticam o que aprenderam em sala de aula, supervisionados pelos professores. Ainda durante o evento, os participantes da comunidade tiveram acesso a um bazar com doações de roupas, brinquedos e calçados da comunidade acadêmica do UNI-RN, com itens a preços simbólicos. Kits de limpeza, resultado das inscrições dos alunos voluntários, também foram entregues à Casa do Bem, que tem à frente o jornalista Flávio Rezende.
Uma das professoras participantes, a nutricionista Heleni Aires, desenvolveu uma peça teatral sobre hábitos alimentares, que de forma lúdica e divertida, explicou às crianças os perigos da má alimentação, dentro da programação do evento. “Não foi a primeira vez que participei de ações sociais, entretanto foi a primeira vez com este tipo de atividade. Pela conversa que tive com as alunas que encenaram a peça, que estavam muito satisfeitas, pois viram neste tipo de ação algo aplicável em sua rotina de trabalho. Além disso a peça mostrou às alunas que a Educação Nutricional para crianças deve ser feita de forma lúdica. Ao final da peça elas perguntavam as crianças sobre a importância dos alimentos ditos na apresentação e as mesmas protamente respondiam. O melhor é que elas sozinhas perceberam a importância da atividade.”, comentou.
Para muitos dos atendidos, o Dia da Responsabilidade Social proporcionou o primeiro contato com alguns profissionais da saúde, como fisioterapeutas, o que demonstra uma demanda reprimida que não consegue atendimento nos postos de saúde da rede pública. Ana Cristina Rodrigues, verificou a pressão arterial e teste glicêmico pela primeira vez. A idosa Cecília Costa, 87, conseguiu uma avaliação postural e do formato do pé. “Sinto dores na perna direita, debaixo do pé, e nas costas”, disse ao grupo de atendimento. As voluntárias da Biblioteca levaram diversão na brinquedoteca da Casa, com joguinhos de memória, que estimulavam a contar, dentre outros, e o curso de Educação Física promoveu campeonatos desportivos.
VOLTAR