Rúgbi: Alecrim/UNI-RN está na final da Copa Nordeste, sábado
11.07.2012
Sábado, 14, é
a grande final de rúgbi da Copa Nordeste. A equipe do Centro Universitário do Rio
Grande do Norte (UNI-RN) disputará o título em casa contra o time de Maranhão,
em jogo que começa às 15h, no campo da Instituição. Em uma parceria firmada no
início do ano com o clube Alecrim, o agora "Alecrim/UNI-RN" vem se
destacando na Copa Nordeste, como explica preparador físico e atleta do time, Caetano Farias, que também é professor
de Educação Física e técnico de rúgbi no Centro Universitário.
Com raízes no futebol, o rúgbi chegou ao Brasil na mesma época do esporte que é paixão nacional, mas pouco se popularizou, por questões políticas e econômicas: a elite não queria que fosse praticado em locais públicos, mantendo o esporte dentro dos clubes, para limitar seu acesso. Nos últimos anos, porém, o rúgbi vem ganhando adeptos, inclusive, no Rio Grande do Norte.
“Vencemos a Liga Sul, e jogaremos contra o time ganhador da Liga Norte, do Maranhão, valendo uma vaga na série B. É a segunda vez que uma equipe nordestina alcança uma vaga na categoria de elite. A primeira foi ano passado, a Bahia, time que derrotamos nesta edição da Copa”, comenta. O jogo acontece no campo do UNI-RN, às 15h, aberto ao público.
Atualmente o time de adultos é formado por atletas do UNI-RN, do Alecrim e por estrangeiros convidados. Para entrar em campo são necessários 15 jogadores de cada lado, além dos reservas, tendo em vista a intensidade de uma partida, em que é possível perder, em média, 900 calorias, em dois tempos de 40 minutos, com 10 minutos de intervalo. Cada vez que o jogador alcança o objetivo de chegar ao outro lado do campo, realiza um “try”, que vale cinco pontos e dá direito a um chute que vale dois pontos, por cima do travessão, em forma de H. “Em 90% do tempo são utilizadas as mãos, mas também podem usar os pés”.
Também existe a modalidade de sete jogadores contra sete, em dois tempos de 7 minutos. “É bem mais cansativo porque o jogo não para”, explica Farias. Atualmente a seleção masculina brasileira ocupa o 33º lugar no ranking internacional do esporte, enquanto a seleção feminina já está entre os oito melhores times de rúgbi no mundo.
INSCRIÇÕES – Alunos do UNI-RN de ambos os sexos interessados em participar dos treinamentos podem procurar o professor Caetano para se inscrever. Os encontros acontecem toda terça e quinta-feira, das 20h30 às 22h30, e aos sábados, das 15h às 17h, com grupos divididos desde iniciantes até mais experiente. Não existe uma faixa etária para treinar, mas o professor lembra que as principais características do esporte são velocidade, força e agilidade. Mais informações pelo email: caetanofarias@yahoo.com.br.