Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Aberto na noite dessa sexta-feira (26) o ciclo de palestras da IV Semana Jurídica do UNI-RN com a palestra “Testamento Vital e Diretivas Antecipadas de Vontade: Aspectos Médicos e Jurídicos”. Foram convidados para debater sobre o tema os professores Armando Otávio Vilar de Araújo, médico especialista em neurologia e medicina legal, advogado, ex-juiz de direito e membro das comissões de Direito Médico e Revisão do Código de Ética Médica do Conselho Federal de Medicina, e Gustavo da Cunha Lima Freire, egresso do curso de Direito do UNI-RN, professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisador na área de Bioética e Direito.
Grosso modo, o tema da palestra nada mais é que do a autonomia que cada pessoa, em plena consciência, tem para decidir que se deixe de lhe aplicar um tratamento em caso de doença terminal. O testamento vital é, portanto, um documento no qual a pessoa indica esse desejo.
O tema é de extrema relevância para o debate acadêmico, na opinião dos palestrantes, pois contribui para o enriquecimento intelectual e a formação de uma consciência sócio-jurídica.
A abertura do evento contou com a presença do reitor do UNI-RN, professor Daladier Pessoa Cunha Lima, do coordenador do curso de Direito Walber Cunha Lima, do coordenador adjunto Alan Barros, alunos e professores.
O evento
Organizada por discentes do curso de Direito, com o apoio do corpo acadêmico da Instituição, a IV Semana Jurídica do UNI-RN propõe a consolidação de um ambiente favorável às discussões temáticas do meio jurídico sob uma perspectiva interdisciplinar. São realizadas durante os dias de evento mesas-redondas, palestras, minicursos e debates entre os corpos docente e discente, sob a luz do tema principal escolhido para cada edição, objetivando a contribuição para a formação de uma consciência sócio-jurídica acadêmica, através dos constantes questionamentos e esclarecimentos sobre fatos das esferas social, filosófica, política e jurídica.
Por fim, ao extravasar os limites metodológicos das salas de aulas, o participante vai dispor de subsídios práticos e teóricos, podendo incorporar conhecimentos à prática cotidiana, o que ascende a participação ativa na sociedade – aspecto essencial diante a concretização da cidadania.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")