Notícias
Seminário Biodireito e Bioética aborda direitos dos idosos
23.08.2013
A diminuição da natalidade e o aumento da esperança de vida, entre outros fatores, coloca o Brasil numa nova realidade de envelhecimento populacional. Com um número de idosos cada vez maior, as discussões sobre direitos e inserção desses na sociedade é necessária e positiva, como mostrou a primeira mesa redonda desta sexta-feira (23) do Seminário de Biodireito e Bioética. O evento, promovido pelo UNI-RN em parceria com a Sociedade Brasileira de Bioética - RN, foi aberto na noite da quinta-feira (22), pelo reitor Daladier Cunha Lima, no Auditório.
Na manhã desta sexta, o tema "Direito, Envelhecimento e Sociedade" foi abordado por Maria Luiza Teixeira, assistente social da Promotoria do Idoso - RN e pela médica Ana Laura, especialista em Geriatria com formação da UFPB. Maria Luiza apresentou o projeto "Transporte urbano e população idosa - construindo uma nova relação", através do qual mais de três mil motoristas de ônibus do Rio Grande do Norte foram capacitados para atender melhor os idosos.
De acordo com a assistente social, o projeto teve como resultado a diminuição no número de queixas e ainda a educação bilateral, uma vez que tanto funcionários das empresas de ônibus como os próprios idosos foram orientados para melhorar a relação entre eles. Premiado no programa “Talentos da Maturidade”, do banco Santander, o projeto da promotoria do idoso representa um grande avanço no que diz respeito à diminuição da violência contra essa faixa populacional.
A médica Ana Laura apresentou a visão do envelhecimento do ponto de vista da saúde: as dificuldades dos idosos, as doenças que mais os acometem e a importância da multidisciplinariedade na Geriatria, além de abordar o Estatuto do Idoso, que completa 10 anos. Segundo Dra. Ana Laura, a violência contra os idosos é cometida na maioria das vezes por familiares. Da explanação das duas palestrantes, a conclusão de que a área que trata do envelhecimento populacional merece mais estudos e novos projetos que permitam a aplicação de todos os direitos dos idosos.
"Esse (o envelhecimento) é um dos temas emergentes do Biodireito e discussões como a que tivemos hoje permitem que acadêmicos e professores saiam um pouco da teoria e entre na realidade da população, fazendo uma interface entre diversas áreas", destacou a docente do UNI-RN e coordenadora do evento, Vânia de Vasconcelos Gico.
O 1º Seminário Biodireito e Bioética será encerrado na noite desta sexta-feira (23). Confira a programação:
Mesa Redonda: Terminalidade da Vida Humana
Data: 23/08/13 (sexta-feira) - 19h
Local: Auditório do UNI-RN
Moderadora: Dra. Karla Amorim (UFRN/SBB-RN)
Debatedores: Dr. Leo Pessini (Centro Universitário São Camilo/SP)
Dr. Armando Otávio Vilar (Conselho Regional de Medicina/RN)
Mesa Redonda: Reprodução humana assistida
Data: 23/08/13 (sexta-feira) - 20h30
Local: Auditório do UNI-RN
Moderador: Dr. Walber Cunha Lima (UNI-RN/SBB-RN)
Debatedores: Dr. Fábio Macedo (BIOS - Centro de Reprodução Assistida)
Dr. Marcelo Navarro Ribeiro Dantas (UFRN/UNI-RN)
Encerramento
Coquetel - 23/08/13 (sexta-feira) - 22h
Local: Átrio Central do UNI-RN
VOLTAR