Sensibilidade no trato com os bebês recém-nascidos
Notícias
Sensibilidade no trato com os bebês recém-nascidos 09.06.2009
Com o tema ‘Cuidados Terapêuticos no Recém-Nascido’, a fisioterapeuta Catharinne de Farias ministrou na sexta-feira passada (05) uma palestra aos futuros colegas de profissão, durante o segundo dia de atividades da Jornada de Saúde, explicando alguns procedimentos necessários com bebês em unidade de terapia intensiva (UTI) de alto, médio e baixo risco.
Catharinne ressaltou a importância da ventilação não-invasiva, a retirada de secreção, a CPAP, entre outras intervenções. Foram mostrados também os aparelhos utilizados nas UTI’s e a forma correta de manuseá-los. “Mesmo com toda a tecnologia disponível numa UTI, não podemos manobrar o tórax de uma criança quando ela está instável. Se o bebê gesticula muito, primeiro devemos acalmá-lo, fazendo uma massagem, para depois aplicar os procedimentos”, enfatizou a fisioterapeuta.
A palestrante também afirmou que o fisioterapeuta “faz parte de uma equipe de saúde e, portanto, deve orientar as mães sobre o valor da amamentação, da vacinação, do ganho de peso, altura, etc”.
Fonte: Comunicação FARN