Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O curso de Serviço Social, nesta quarta-feira (13), recebeu a assistente social Patrícia Costa, da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), para ministrar uma palestra a respeito do atendimento à população de rua. "Nós vamos conversar sobre como é o nosso dia a dia e quais são os limites e as possibilidades de contribuição que temos na perspectiva de inclusão social", ressaltou.
Na oportunidade, ela falou que qualquer pessoa pode passar por dificuldades e ficar sem moradia, basta uma situação de desemprego, desajuste familiar, alcoolismo ou até uma questão de drogadição. Nesses casos, disse que o assistente social serve como uma ponte, pois, muitas vezes, o beneficiário da assistência não tem conhecimento, nem acesso à saúde, não sabe onde procurar educação, profissionalização, enfim, os benefícios sociais.
A palestrante também auxilia as coordenações dos CRAS, que são os centros de referência que a população procura para prevenção em situação de risco, com o trabalho de fortalecimento de vínculos familiares e grupos de trabalho, como também os CREAS, que são os centros que trabalham especialmente a questão de direitos violados.
"O que eu pretendo despertar na palestra é a sensibilidade dos alunos para o exercício da profissão com amor, pois muitas vezes nós ficamos no ativismo ‘atende, encaminha’, mas levando em consideração a fragilidade de quem nos procura é sempre bom nunca perder a motivação que nos levou a escolher essa área de atuação, precisamos reconstruir sonhos, recompor histórias de vida", declarou.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")