Serviços e atendimentos gratuitos marcam "Mulher Viver Com Dignidade" - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Serviços e atendimentos gratuitos marcam "Mulher Viver Com Dignidade"

Notícias

Serviços e atendimentos gratuitos marcam "Mulher Viver Com Dignidade"
13.11.2015

A dignidade da mulher e a luta pelo respeito foram os assuntos debatidos na segunda edição do projeto "Mulher Viver com Dignidade", da Defensoria Pública do Rio Grande do Norte. O evento desta sexta-feira (13) reuniu alunos, professores, funcionários e toda a comunidade no UNI-RN.

A programação foi aberta com a encenação da peça "A Carne", do grupo de teatro amador da Polícia Militar As Absolutas, que retratou a violência contra a mulher no meio doméstico e a objetificação feminina. Uma mesa de abertura foi formada pelo reitor Daladier Pessoa Cunha Lima, a vice-reitora Ângela Guerra, a pró-reitora acadêmica Cristina Menezes, a coordenadora do Núcleo de Extensão do UNI-RN, Ana Maria Souza; a defensora pública Ana Lúcia Raymundo, a secretária estadual de Políticas Públicas Para as Mulheres, Teresa Freire; o diretor do Instituto Técnico-Científico de Polícia do RN (Itep), Odair Júnior; e a vereadora Júlia Arruda.

Em sua fala, o magnífico reitor ressaltou a importância de promover um evento como o Mulher Viver com Dignidade. Principalmente num período em que a violência está aumentando, como divulgado no Mapa da Violência, que registrou aumento de 262,5% de casos de feminicídio na cidade de Natal. "É um debate necessário e atual, que deve buscar mudar essa realidade", disse.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

A defensora pública Ana Lúcia, por sua vez, comentou sobre o projeto e seus objetivos, que incluem a promoção da dignidade, o mapeamento da violência e a integração de todos os pilares da sociedade na luta para o fim da violência. A solenidade de abertura foi encerrada pela cordelista e professora Sírlia Lima, que recitou o seu cordel "Lei Maria da Penha", sobre a lei de mesmo nome, e como ela age na defesa da mulher e em favor da justiça social.

A programação seguiu pela manhã de sexta-feira e foi até à tarde, com diversos serviços oferecidos. Entre eles, emissão de documentos de identidade, atendimentos jurídico, psicológico e social, e exames de mamografia.

Também foi promovido um Circuito Saúde nas Clínicas Integradas, onde os profissionais do UNI-RN foram responsáveis por atendimentos gratuitos, incluindo verificação de pressão arterial, avaliação de índice glicêmico (teste de glicemia), avaliação postural, orientação nutricional e cálculo do IMC (índice de massa corporal). Houve, ainda, atividades de lazer e recreação para crianças, palestras sobre violência doméstica, prevenção ao câncer de pele e de próstata, e apresentações culturais.

CLIQUE AQUI PARA MAIS FOTOS

A estudante universitária Mayara Raquel, que participou dos atendimentos do Circuito Saúde, falou sobre o evento e os serviços oferecidos. "Uma ação como essa é de extrema importância, pois incentiva a mulher a cuidar de si e lutar pelo fim da desigualdade", afirmou.

O UNI-RN participou das atividades com professores, alunos e coordenadores dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Serviço Social, Educação Física, Psicologia e Nutrição, além de equipes das Clínicas Integradas.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções