Divulgar o conhecimento para sociedade sobre as doenças inflamatórias intestinais. Esse foi o objetivo do ‘I Encontro de Amigos e Pacientes de Doença de Crohn e Colite Ulcerativa do RN’ que foi realizado nesta quinta-feira (27), no auditório da FARN. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Doença de Crohn e Colite Ulcerativa (ABCD).
Os médicos especialistas Marco Zerôncio e Paulo Mattos, além da diretora das Clínicas Integradas da Faculdade, Romeica Rosado, abordaram as peculiaridades das doenças e como o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar é importante para o sucesso do tratamento.
Entenda um pouco mais sobre as doenças:
Colite Ulcerativa
A colite ulcerativa é uma doença inflamatória do cólon, intestino grosso, que se caracteriza por inflamação e ulceração da camada mais interna do cólon. Os sintomas incluem caracteristicamente diarréia, com ou sem sangramento retal, e freqüentemente dor abdominal. A colite ulcerativa pode afetar apenas a parte inferior do cólon, reto e é, então, chamada de proctite ulcerativa.
Doença de Crohn
A doença de Crohn é uma doença inflamatória séria do trato gastrointestinal. Ela afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon), mas pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal. A doença de Crohn habitualmente causa diarréia, cólica abdominal, freqüentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também pode ocorrer perda de apetite e perda de peso subseqüente.
Foto: Reprodução