Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
A terceira edição do Tribunal do Júri, projeto do curso de Direito do UNI-RN, chega ao seu final com a simulação de um júri popular, que ocorre durante todo o dia de hoje, 15 de setembro, no Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal.
O projeto Tribunal do Júri, de caráter inovador no UNI-RN bem como no estado do Rio Grande do Norte, tem por objetivo a contribuição de conhecimentos jurídicos para que estes sejam postos em prática, trazendo aos discentes um cenário da vida profissional.
O projeto tem na sua coordenação o professor Rasland Luna, e é organizado por alunos do curso de Direito, que integra uma comissão organizadora, tendo à frente o estudante Omar Tavares Guerreiro Neto.
Entenda o projeto
O Projeto Tribunal do Júri do UNI-RN consiste em simular, de forma fidedigna, um júri popular. Na prática, o principal objetivo do projeto é aperfeiçoar a oratória e trazer aos discentes uma experiência mais próxima da realidade do que venha a ser o júri popular. Além disso, o Projeto estimula nos discentes o estudo do Direito Penal e do Direito Processual Penal de uma forma dinâmica, levando seus conhecimentos jurídicos para dentro da simulação. Nesse sentido, o projeto espera contribuir para a argumentação jurídica bem como conjugar a teoria e a prática, acarretando, dessa forma, em uma adequada postura profissional ética.
A simulação ocorre dentro do plenário do Fórum com duas equipes, que atuam de forma antagônica, e ambas contam com a presença de um professor-orientador que faz a assistência de toda a pauta a ser discutida até o dia da simulação. Durante o evento, sete jurados decidem qual das equipes foi mais convincente em seu poder de argumentação. Os jurados são escolhidos dentre a plateia. A votação dos escolhidos é feita dentro de uma sala antes do início da simulação.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")