Trabalho de aluna é apresentado em evento nacional de Direito
12.06.2015
O que a música “
Do the evolution”, da banda norte-americana de rock alternativo Pearl Jam, tem a ver com o Direito? A letra da música serviu de pano de fundo para que a estudante de Direito do UNI-RN, Fernanda Monteiro, levantasse questionamento acerca da globalização e seus reflexos na sociedade moderna.
O trabalho, intitulado “As relações internacionais e o fenômeno da globalização: aspectos críticos em Pearl Jam”, em formato de banner, foi apresentado no XXIV Encontro Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (Conpedi), realizado de 3 a 6 de junho em Aracaju (SE) e, segundo a estudante, impressionou os seus avaliadores.
“Um deles chegou a comentar que foi um dos melhores apresentados naquele dia, mas de maneira geral consideraram a ideia original e me sugeriram transformar o trabalho em artigo científico”, Fernanda conta.
A pesquisa de Fernanda Monteiro foi orientada pelo professor Marcelo Maurício, que se mostrou igualmente orgulhoso com o desempenho da aluna. “Só o fato de o trabalho dela ter sido selecionado, concorrendo com trabalhos do Brasil inteiro, para nós representa uma grande vitória”, opinou o mestre.
Na pesquisa, Fernanda Monteiro correlaciona a mensagem, metafórica, contida na letra da música, a questões mundiais. E lançando um olhar mais crítico a partir dos aspectos positivos/negativos da globalização sobre as nações que estabelecem vínculos entre si, questiona: globalização ou uma nova forma de colonização?
“Relacionamos os efeitos negativos da globalização na sociedade internacional, que é um instituto do Direito Internacional, e buscamos ver se esses vínculos entre as nações a partir do advento da globalização são positivos ou apenas uma forma de colonizar. E nós analisamos esse novo contexto a partir da música
Do the evolution”, sintetiza a aluna.
No total, 270 trabalhos foram apresentados no Encontro Nacional do Conpedi. O de Fernanda Monteiro foi avaliado por uma banca composta por dois avaliadores, sendo um da USP e outro da PUC-RS.
Fernanda Monteiro é aluna do 5º ano do curso de Direito do Centro Universitário UNI-RN, no turno matutino, e integra o grupo Filosofia, Direito e Sociedade, projeto de extensão do curso de Direito do UNI-RN. São coordenadores neste grupo os professores Fábio Fidélis, Marcelo Maurício e Everton Rocha.
O grupo tem como principal vertente a construção de trabalhos científicos voltados para os estudos jurídicos acerca dos Direitos Humanos. No momento estão sendo trabalhadas três linhas de pesquisas dentro dos Direitos Humanos. São elas: a proteção constitucional e internacional dos Direitos Humanos; o pensamento jurídico de Luís da Câmara Cascudo e a vida e obra do professor Otto Guerra.