Trabalho de pesquisa aprovado para evento internacional
Notícias
Trabalho de pesquisa aprovado para evento internacional 25.04.2012
Um trabalho de pesquisa do UNI-RN orientado pela professora Kétsia Medeiros juntamente com as alunas Lyvia Clemente Damásio (Fisioterapia,5o período) e Marilene Alves Vilar (Nutrição, 5o período), foi selecionado para o VI Encontro Internacional de Fisioterapia Manual, de 02 a 05 de maio. O tema da pesquisa “Rastreamento de fatores de risco para osteoporose em mulheres jovens” é desenvolvido com o incentivo de bolsa UNI-RN. O objetivo da pesquisa iniciada em agosto do ano passado é encontrar fatores de risco para osteoporose em mulheres na pré-menopausa.
Após uma amostra aleatória com 31 mulheres entre 20 e 40 anos, a maioria delas da raça branca (71%) e IMC acima de 20 Kg/m2 (77%), concluiu-se que a maioria das entrevistadas (68%) possui risco de apresentar baixa densidade óssea, sendo candidatas à osteoporose. Isso porque o resultado demonstra que apenas 9% das entrevistadas já haviam realizado exames para verificação dos níveis de cálcio e vitamina D, embora a grande maioria (84%) não se expusesse ao sol de modo adequado. Nove mulheres (29%) tinham história de osteoporose na família, e 35% eram sedentárias. Além disso, 13% da amostra já havia sofrido fratura após pequeno trauma.
OSTEOPOROSE - A osteoporose é uma alteração caracterizada pela perda gradual de massa óssea, que tem como consequência o aumento do risco de fraturas de grandes ossos, especialmente em mulheres na pós-menopausa. Fatores como baixo peso, exposição solar inadequada, baixa ingestão de cálcio, pele clara e inatividade física aumentam o risco de osteoporose. Deste modo, conhecer os fatores de risco associados é de fundamental importância para que sejam tomadas medidas de prevenção a fim de que a doença seja evitada ou venha a ocorrer o mais tardiamente possível.
Crédito da foto:svl.ch