Transplante de órgãos é um dos desafios do Biodireito - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • Transplante de órgãos é um dos desafios do Biodireito

Notícias

Transplante de órgãos é um dos desafios do Biodireito
23.08.2013

Responsável por salvar vidas, o transplante de órgãos e tecidos reestabelece pacientes para os quais muitas vezes todos os recursos possíveis na medicina foram esgotados. Mas até onde ir para tentar salvar uma vida? Quais são os direitos da família sobre um paciente? Em que momento ela pode ser abordada? A primeira parte da programação do Seminário de Biodireito e Bioética, promovido pelo UNI-RN, foi encerrada na manhã desta sexta-feira (23) com todos esses conflitos.
Participaram da discussão o médico Rodrigo Furtado, da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte e os docentes Gustavo Cunha Lima e Paulo Renato. Dr. Rodrigo apresentou a experiência da Espanha, país como maior expertise em transplante e doação de órgãos no mundo, além da evolução do Rio Grande do Norte nesta área: em 2009, o estado ocupava a 17ª posição em captação multiorgânica no Brasil, situação bem diferente de 2012, quando já estava em 6º lugar no país e 2ª no Nordeste.
Dentre os conflitos do processo de doação, está – segundo o médico - o acompanhamento do paciente com morte cerebral e a abordagem do grupo de acolhimento formado por psicólogos, responsáveis por conversar com a família e explicar a importância da doação. As questões foram abordadas também pelo docente de Direito Paulo Renato, que apresentou o histórico de transplantes no mundo e as questões jurídicas e a legislação que envolvem o processo.
Alunos da graduação de Direito do UNI-RN, professores e profissionais da área tiveram a oportunidade de entrar em contato com uma visão completa, tanto do âmbito jurídico como médico, sobre transplante. “Aqui foi plantada uma semente. Pudemos hoje dar a base para que os estudantes e demais presentes possam estudar, tirar suas conclusões e também contribuir para os avanços nessa área do Biodireito e da Bioética”, ressaltou Gustavo Cunha Lima.
A programação do Seminário será encerrada na noite desta sexta-feira (23). Confira as palestras e mesas redondas: Mesa Redonda: Terminalidade da Vida Humana Data: 23/08/13 (sexta-feira) - 19h Local: Auditório do UNI-RN Moderadora: Dra. Karla Amorim (UFRN/SBB-RN) Debatedores: Dr. Leo Pessini (Centro Universitário São Camilo/SP) Dr. Armando Otávio Vilar (Conselho Regional de Medicina/RN) Mesa Redonda: Reprodução humana assistida Data: 23/08/13 (sexta-feira) - 20h30 Local: Auditório do UNI-RN Moderador: Dr. Walber Cunha Lima (UNI-RN/SBB-RN) Debatedores: Dr. Fábio Macedo (BIOS - Centro de Reprodução Assistida) Dr. Marcelo Navarro Ribeiro Dantas (UFRN/UNI-RN) Encerramento Coquetel - 23/08/13 (sexta-feira) - 22h Local: Átrio Central do UNI-RN

VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções