Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
O Projeto Tribunal do Júri, do curso de Direito do UNI-RN, será aberto nesta quinta-feira, 15 de setembro, às 19h, no prédio sede da Justiça Federal, com palestras dos doutores Mário Jambo (juiz) e Anesiano Ramos (advogado), que tratarão da dogmática penal e a atuação dos criminalistas no Júri Popular e o convencimento/persuasão perante os jurados.
Mas a sexta-feira, 16 de setembro, será marcante para os discentes envolvidos, pois ocorrerá a Simulação de Júri Popular, que aproximará os jovens alunos da realidade da prática jurídica. A simulação será no Fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes, no bairro Lagoa Nova, e terá início às 8h. Aos ouvintes, a carga horária será de 20h.
Na ocasião, os participantes simularão: promotor de Justiça, advogado de defesa, juiz (que será representado pelo aluno Omar Tavares Guerreiro Neto, do 6º período do curso de Direito do UNI-RN) e o conselho de sentença (ou jurados). Os alunos do UNI-RN, que vão simular a promotoria de Justiça, terão no campo oposto alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que representarão a defesa do réu. Será julgado um caso de homicídio (caso real ocorrido em Natal), mas com os nomes dos envolvidos fictícios.
Entenda o projeto
O Projeto Tribunal do Júri do UNI-RN consiste em simular, de forma fidedigna, um júri popular. Na prática, o principal objetivo do projeto é aperfeiçoar a oratória e trazer aos discentes uma experiência mais próxima da realidade do que venha a ser o júri popular. Além disso, o Projeto almeja estimular os discentes para que eles estudem o Direito Penal e o Direito Processual Penal de uma forma dinâmica, levando seus conhecimentos jurídicos para dentro da simulação. Nesse sentido, o mais novo projeto do UNI-RN espera contribuir de forma contundente a argumentação jurídica bem como conjugar a teoria e a prática, acarretando, dessa forma, em uma adequada postura profissional ética.
A simulação ocorrerá dentro do plenário com duas equipes, compostas por três pessoas cada, que atuarão de forma antagônica. Durante o evento, sete jurados decidem se o réu é culpado ou não, cabendo ao juiz aplicar a sentença. Os jurados serão escolhidos dentre a plateia.
O Projeto Tribunal do Júri, de caráter inovador no UNI-RN bem como no estado do Rio Grande do Norte, tem por objetivo a contribuição de conhecimentos jurídicos para que estes sejam postos em prática, trazendo aos discentes um cenário da vida profissional.
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")