Central de Relacionamento - (84) 3215-2917
WhatsApp - (84) 3215-2917
Dois temas amplos e controversos estarão na temática das palestras que marcam o lançamento da III edição do Projeto Tribunal do Júri, evento do curso de Direito do UNI-RN, que ocorre na noite desta terça-feira (5), no Hotel Imirá Plaza, Via Costeira, em Natal.
O evento, que terá início às 19h, tem como convidados de honra o jurista Rogério Greco e o promotor de Justiça Augusto Azevedo, que discorrerão, respectivamente, sobre o "Sistema Prisional no século XXI" e os "Atuais desafios do Juri Popular".
Sobre os palestrantes
Rogério Greco é um dos maiores doutrinadores do Direito Penal da atualidade, procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, mestre em Ciências Penais pela UFMG, especialista em Teoria de Crime pela Universidade de Salamanca (Espanha) e doutor em Direito pela Universidade de Burgos (Espanha). Ele abordará o Sistema Prisional no século XXI.
O promotor de Justiça Augusto Flávio Azevedo é representante do Ministério Público do Rio Grande do Norte, com atuação em mais de 1000 júris, e vai discorrer com bastante experiência e propriedade sobre os principais aspectos e atuais desafios do cotidiano do Júri Popular.
A simulação do júri popular, principal atividade do projeto Tribunal do Júri, ocorrerá no dia 15 de setembro, nos turnos manhã e tarde, no Fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes.
Entenda o projeto
O Projeto Tribunal do Júri do UNI-RN consiste em simular, de forma fidedigna, um júri popular. Na prática, o principal objetivo do projeto é aperfeiçoar a oratória e trazer aos discentes uma experiência mais próxima da realidade do que venha a ser o júri popular. Além disso, o Projeto estimula nos discentes o estudo do Direito Penal e do Direito Processual Penal de uma forma dinâmica, levando seus conhecimentos jurídicos para dentro da simulação. Nesse sentido, o projeto espera contribuir para a argumentação jurídica bem como conjugar a teoria e a prática, acarretando, dessa forma, em uma adequada postura profissional ética.
A simulação ocorre dentro do plenário do Fórum com duas equipes, que atuam de forma antagônica, e ambas contarão com a presença de um professor-orientador que fará a assistência de toda a pauta a ser discutida até o dia da simulação. Durante o evento, sete jurados decidem qual das equipes foi mais convincente em seu poder de argumentação. Os jurados serão escolhidos dentre a plateia. A votação dos escolhidos será feita dentro de uma sala antes do início da simulação.
O Projeto Tribunal do Júri, de caráter inovador no UNI-RN bem como no estado do Rio Grande do Norte, tem por objetivo a contribuição de conhecimentos jurídicos para que estes sejam postos em prática, trazendo aos discentes um cenário da vida profissional.
O projeto tem na sua coordenação o professor Rasland Luna, e é organizado por alunos do curso de Direito, que integra uma comissão organizadora, tendo à frente o estudante Omar Tavares Guerreiro Neto.
Lançamento da III edição do Projeto Tribunal do Júri
▪️Data: 05 de setembro de 2017
▪️Horário: às 19h.
▪️Local: Auditório do Hotel Imirá Plaza
Aumentar fonte ("CTRL" + " + ") ou ("COMMAND" + " + ")
Diminuir fonte ("CTRL" + " - ") ou ("COMMAND" + " - ")